quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PELADÃO:O MAIOR CAMPEONATO AMADOR DO MUNDO

CERIMÔNIA DE ABERTURA:O PESSOAL NO CENTRO DO GRAMADO
TEM ATÉ TORCIDA IMPROVISANDO INTRUMENTOS SONOROS

TAMBÉM É FEITA A ESCOLHA DA RAINHA DO PELADÃO

O Peladão não é apenas um campeonato de futebol amador, é o maior deles

Enraizado há 36 anos no estado do Amazonas, abriga mais de 1000 equipes e 22 000 atletas. Ao todo são seis competições paralelas: o Peladão (principal torneio), o Peladinho (infantil), o Master, o Feminino, o Indígena (com índios das mais de 60 tribos amazonenses) e o concurso de beleza da Rainha, que numa regra do regulamento pode classificar o time para as próximas etapas. De lá saíram jogadores como o ex-são-paulino França, hoje no futebol japonês e equipes profissionais como o Holanda, campeão amazonense em 2008 - título que permitiu a participação na série C do Brasileirão e uma tímida, mas oportuna passagem pela Copa do Brasil -, e o Manaus Compensão, hoje na segunda divisão do campeonato amazonense.

Há quantos anos existe o Peladão?
O Peladão foi criado em 1973, e neste ano estamos na 37ª edição.
De quem foi a idéia e como ela surgiu?
Foi idealizado pelo saudoso jornalista Umberto Calderaro Filho, fundador da Rede Calderaro de Comunicação (RCC). A ideia surgiu com a finalidade de integrar o povo através do esporte, incentivando o potencial técnico, destacando a raça e a beleza da juventude amazonense.

Quantos clubes indígenas há nesta ultima edição?
19 equipes de diversas etnias, entre masculino e feminino.
Para essa edição são quantas equipes no total?
Nesta edição temos 742 no total: 517 no Peladão, 101 no Máster, 67 no Peladinho, 38 no Feminino, 11 no Indígena Masculino, oito no Indígena Feminino.
Como surgiram as outras modalidades (máster, peladinho, feminino e indígenas)?
A criação de outras modalidades surgiu basicamente para acompanhar o princípio da ideia de Umberto Calderaro, ou seja, integrar através do esporte em todos do sentidos independente de sexo, idade ou raça. O Peladão é para todos. Tanto é que você vê famílias inteiras dedicadas ao torneio.

Como funciona a Rainha do Peladão?
É um torneio separado do futebol, nas pode ajudar as equipes não é mesmo?
O Concurso Rainha do Peladão existe desde o início da competição. Nenhum clube pode participar sem que tenha inscrito uma candidata. Ele acontece simultâneo ao Campeonato de Peladas.
Quais as regras?
Funciona assim: 1ª fase (inscrição): antes da Festa de Abertura, 2ª fase (seleção): na Festa de Abertura, 3ª fase (eliminatória): quatro ou cinco séries, 4ª fase ( semi-final): duas séries e 5ª fase (final). O Peladão Indígena terá uma candidata semifinalista no Concurso.
As semi-finalistas até a 16ª colocação caso as suas equipes já tenham sido eliminadas elas trazem seus times de volta para participar de um torneio paralelo onde o campeão deste, enfrentará o campeão do Peladão dos Municípios do Estado, mais o campeão dos Indígenas. O vencedor destes confrontos será a 16ª equipe que formará as oitavas-de-final. Em 1997 o Arsenal foi campeão após participar deste torneio paralelo graças à sua candidata.
Você havia mencionado sobre as campanhas sociais. Da doação de bolas, de sangue. Pode nos explicar um pouco melhor como é feito?A campanha de doação de sangue foi uma maneira encontrada para conscientizar a comunidade do Peladão da importância deste ato aproveitando a quantidade de Atletas que participam da competição ( 17.900 neste ano).
A campanha Faça uma Criança Sorrir, tinha o objetivo de proporcionar um natal mais feliz para crianças das zonas mais carentes de Manaus. Os clubes faziam doações de bolas em troca de cartão amarelo durante boa parte campeonato e em dezembro essas bolas eram distribuídas nessas comunidades.
Quem é o maior artilheiro da competição?
O maior artilheiro era Jean Fábio Ribeiro da equipe Gacin Máster/Édimo com 22 gols no ano de 2002. Neste ano (2009) o atual artilheiro é José Augusto do Clube de Futebol Niteroy/Grupo Madebriq que marcou 25 gols mas a sua equipe já foi eliminada, sendo no momento o nosso maior artilheiro.
E o time mais vezes campeão?
O maior campeão é o Arsenal da Colônia Oliveira Machado, tetra campeão em 1995, 1996, 1997 e 1998.
Para terminar, quais são os planos para o futuro com a competição?
Levar o Peladão ao resto do Brasil, tornando uma competição de nível nacional. Para a categoria do peladinho nossos planos são realizar uma competição da Amazônia brasileira com participação de estados do norte e de 2 em 2 anos realizar a competição a nível internacional, sendo que já existe laboratório deste tipo na Venezuela.
FONTE:REVISTA PLACAR

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial