segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ÁRBITROS TERÃO QUE USAR TERMÔMETRO EM JOGOS NO RS

PARTIDAS SÓ PODERÃO ACONTECER ATÉ OS 35º

A liminar da Justiça do Trabalho que proíbe a realização de jogos das séries A e B do Campeonato Gaúcho entre 10h e 18h está mantida, foi ampliada e fica ainda mais rigorosa. Nesta segunda-feira, o Juiz do Trabalho Rafael da Silva Marques proibiu a realização de qualquer partida de futebol profissional no Estado do Rio Grande do Sul, incluindo jogos da Copa do Brasil, entre 18h01m e 19h29m, quando a temperatura atingir ou for superior a 35ºC. Os árbitros das partidas serão os responsáveis pelo controle do calor e terão de usar termômetros. Em caso de descumprimento, a pena inicial de R$ 150 mil por jogo e R$ 5 mil por atleta está mantida. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já foram informadas sobre a decisão.
Por conta do calor intenso, o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul moveu uma ação cautelar na quinta-feira passada para impedir os jogos entre 10h e 18h. A Justiça acatou o pedido e ordenou as mudanças. No domingo, a partida entre Grêmio e Universidade, pela sétima rodada da Séria A, inicialmente marcada para 17h, passou para 19h. Todos os confrontos da Série B foram suspensos pela FGF, já que muitos estádios dos times não têm iluminação artificial.
Tudo começou na última quarta-feira, depois que Grêmio e São Luiz de Ijuí se enfrentaram no estádio Olímpico, às 17h, com temperatura na casa dos 40º C. Alguns jogadores do Tricolor, como os zagueiros Rafael Marques e Mário Fernandes, passaram mal. O comentarista e ex-jogador Batista desmaiou antes da transmissão da partida.
A Federação Gaúcha de Futebol tentou cassar a liminar, mas não obteve sucesso. Nesta segunda-feira, o presidente da entidade, Francisco Novelletto, disse que nem um acordo entre a FGF e o Sindicato dos Atletas será capaz de mudar a decisão judicial.
Com a nova determinação, a partida entre Cerâmica-RS e Paraná, pela primeira fase da Copa do Brasil, marcada para a próxima quarta-feira, passa de 16h para 18h (de Brasília), no estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre.
Todos os duelos do próximo sábado, pela oitava rodada do primeiro turno do Gauchão, estão previstos para 17h. Com a decisão da Justiça do Trabalho, terão de ser alterados.

Decisão surpreende árbitros

O presidente do Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul, Ciro Camargo, reconheceu que a decisão judicial o surpreendeu. Segundo ele, os árbitros precisam de qualificação para medir a temperatura antes dos jogos. Como a decisão é inédita, não consta dentro do quadro do Estado alguém especializado no assunto.
- Tenho certeza de que nenhum de nós está habilitado e qualificado para aferir temperatura. Somos quase 400 e não conheço ninguém que entenda de meteorologia. Teremos de tomar ciência, levar esta determinação do juiz ao nosso departamento jurídico. Vamos cumprir, mas precisamos saber como deve ser feito, em que local do campo devemos usar o termômetro. É muito subjetivo. Trata-se de uma novidade, de uma situação atípica - explicou, por telefone. FONTE:GLOBOESPORTE.COM.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial