quarta-feira, 14 de abril de 2010

CBF DECIDE: TAÇA DAS BOLINHAS DE 1987 É DO SÃO PAULO

TAÇA SERÁ RESTAURADA ANTES DE SER ENTREGUE AO SÃO PAULO

A CBF divulgou na tarde desta quarta-feira que o São Paulo é o primeiro clube pentacampeão brasileiro e que, por isso, levará a chamada "Taça das Bolinhas" para o Morumbi. Após um estudo que levou cerca de 20 dias, o departamento jurídico da entidade entregou o parecer ao presidente Ricardo Teixeira, que o encaminhou à Federação Paulista de Futebol.

A dúvida sobre a entrega do troféu existia por causa da polêmica sobre a competição de 1987, em que o Sport foi considerado campeão pela CBF na época. O Flamengo, campeão da Copa União, organizada pelas agremiações fundadoras do Clube dos 13, reivindicava o título da temporada.

- É irrevogável e está decidido. Pela primeira vez foi feito um estudo bastante abrangente e chegou-se à conclusão de que quem merece receber a taça é o São Paulo, porque foi o primeiro a chegar ao pentacampeonato. O Flamengo chegou ao quinto título brasileiro agora em 2009. Diante deste estudo que foi feito pelo departamento jurídico já comunicamos à Federação Paulista que vamos fazer uma recuperação da taça porque ela não deve estar muito bem cuidada porque está guardada há muitos anos. Vamos recuperá-la e entregá-la novinha como deve ser - disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

No parecer do caso, o departamento jurídico da CBF é claro ao afirmar que "a conclusão a tirar, inevitavelmente, é que o Clube de Regatas do Flamengo não foi campeão em 1987, ao contrário do que insistem em afirmar seus adeptos e seguidores".

- Para a CBF, o Flamengo tem cinco títulos, os legais, os que foram homologados como campeão - completou Ricardo Teixeira.

Fábio Koff interpretou a decisão da CBF como uma jogada política. Nos últimos dias, o dirigente gaúcho criticou a entidade, que resolveu apoiar Kleber Leite na eleição para a presidência do Clube dos 13. Koff venceu por 12 a 8. Em um comunicado oficial, ele considerou impróprio o momento para a CBF anunciar a decisão: “A CBF teve 18 anos para decidir o destino da taça . Tomar tal atitude justamente no momento em que os clubes reafirmaram sua independência em relação à CBF tem um só objetivo: nos dividir. São Paulo, Flamengo e Sport continuam unidos, independentemente do destino do troféu“.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial