terça-feira, 12 de julho de 2011

COPA AMÉRICA: ARGENTINA VENCE E MESSI FAZ AS PAZES COM A TORCIDA


A noite em que Messi fez as pazes com a Argentina


Pude acompanhar de perto a partida decisiva da Argentina diante da Costa Rica. E, posso dizer que mesmo antes do jogo começar a vitória portenha por 3 a 0 parecia decretada. Ao invés do clima de desconfiança que esperava, encontrei uma torcida muito animada. Preocupada apenas em cantar e apoiar a sua seleção.

Além do clima contagiante, a Argentina definiu o triunfo ante a Costa Rica no momento em que Checho Batista escalou o time que iria a campo. Como frisei anteriormente, o futebol ruim de Argentina, Uruguai e Brasil não poderia ser justificado pelo surpreendente crescimento de seleções menos tradicionais. Tanto que, com um sistema tático mais acertado, a equipe portenha não teve a mínima dificuldade em bater a esforçada costa-riquenha.

Apesar de muitos acreditarem que o esquema com Messi mais recuado, Di María e Agüero pelas pontas e Higuaín como centro-avante como o grande responsável pela melhora do futebol dos hermanos, eu entendo que essa reviravolta atende pelo nome de Fernando Gago. Apesar de vir de uma temporada irregular no Real Madrid, o volante deu uma nova dinâmica ao meio-campo do time. Rápido, com bom pode de marcação e técnica, Gago acelerou o jogo, se apresentou aos passes de Messi e abriu espaços importantes para os gols argentinos.

O time portenho foi responsável por 80% dos passes corretos em toda partida, dominou a posse de bola e atacou de forma latente a Costa Rica durante todo o tempo. Isso se chama imposição técnica e é exatamente a possibilidade de se colocar dessa maneira no campo de jogo que diferencia Brasil, Uruguai e Argentina nessa Copa América.

INFORMAÇÕES: RAFAEL SANTOS(BLOG DA COPA AMÉRICA)

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial