domingo, 4 de dezembro de 2011

ÁRBITRO DO GRENAL DIZ;"NÃO ADMITO NINGUÉM ME SACANEANDO"

LEANDRO VUADEN APITA ESTILO EUROPEU

É claro que a pequena Roca Sales, cidade do interior gaúcho, não fica no velho continente, mas é lá que nasceu o árbitro Leandro Pedro Vuaden, conhecido no Brasil por comandar os jogos com estilo europeu, ou seja, não é qualquer contato físico que ele marca faltas. E foi justamente por isso que Vuaden ganhou tanto destaque que aos 36 anos comandará o seu quinto Gre-Nal neste domingo. Vuaden falou sobre o seu estilo, a preparação para comandar um grande jogo, e o STJD, que por algumas vezes passa por cima das decisões de campo.

O estilo europeu
Vuaden contou que adotou o chamado estilo europeu de arbitragem a medida que foi ganhando experiência e vendo que o jogador brasileiro é muito “cai-cai”, assim percebeu que teria que ficar atento a este artifício.

“Fui me adaptando conforme o que eu via no campo de jogo. O jogador brasileiro é muito ‘cai-cai’, e tenta enganar o árbitro com tal atitude. Aos poucos fui me moldando a isso, e estando em cima da jogada tenho oportunidade de ver que não foi falta e mandar o jogo seguir. Os jogadores já estão mudando bastante em relação a isso, principalmente quando eu estou no jogo. Não persigo nenhum atleta, só não admito ninguém sacaneando.”

Comandar um Gre-Nal
Todo jogador fala que p clássico Gre-Nal é um jogo diferente dos demais, pois é um confronto entre uma das maiores rivalidades do mundo. Segundo Vuaden, para o árbitro o Gre-Nal também é um jogo diferente. “É diferente sim, é nesses jogos grandes que o árbitro se destaca, é um jogo que abre portas para você ir para o quadro da CBF, da Fifa. É muita responsabilidade, vou para o meu quinto Gre-Nal, e tenho consciência da responsabilidade que é um jogo assim.”

Preparação para o jogo
Se os clubes procuram trabalhar com o máximo de atenção antes de um clássico, os árbitros também buscam estar nas melhores condições possíveis para o momento do jogo. “A partir do momento que sai escala procuro tudo sobre os times, todo tipo de informação mesmo. Penso que tenho que reunir elementos que me faça entender o que vai acontecer no campo. Também converso muito com os demais integrantes da arbitragem do jogo. Sábado à noite teremos uma reunião com um representante da CBF como parte da preparação. A importante é ter o máximo de concentração, descansar e começar a pensar no jogo."

STJD x árbitros
Muitas vezes, no futebol, o STJD acaba punindo jogadores de forma diferente a que o próprio árbitro fez no momento do jogo. Isso aconteceu com Emerson Sheik, atacante do Corinthians que foi suspenso com duas partidas em uma falta contra o Avaí. No lance em questão Vuaden era o árbitro, e deu apenas cartão amarelo ao jogador. “O que é mais importante todos saberem é que o árbitro tem apenas um ângulo e poucos segundos para decidir o que vai fazer com o lance. O STJD analisa imagens de várias câmeras de televisão. No lance do Emerson eu não vi ele pisando no adversário, o que ficou claro com o ângulo mostrado no julgamento em que ele foi punido. Acho que o trabalho do STJD é importante para o futebol, mas volto a frisar que o árbitro só tem um ângulo e pouco tempo para decidir. Marcamos o que vimos na hora que acontece, sem replay, sem câmeras”, falou o árbitro Leandro Pedro Vuaden, árbitro do Gre-Nal deste domingo.

O Inter para o Gre-Nal

O penúltimo treino antes do Gre-Nal válido pela última rodada do Brasileirão teve boas novidades. No trabalho tático realizado na tarde de sexta-feira no gramado principal do Beira-Rio, o técnico Dorival Júnior pôde contar com três titulares que ainda não haviam treinado junto ao time nesta semana de preparação para o clássico: D'Alessandro, Kleber e Guiñazu.

D'Ale havia sentido um desconforto na panturrilha, e Kleber, com incômodo na coxa esquerda, foi preservado dos treinamentos dos últimos dias. Já Guiñazu recuperava-se de uma gripe. Mas nesta sexta-feira o trio treinou normalmente e mostrou estar pronto para lutar pela vaga na Pré-Libertadores na última partida da temporada.

O Grêmio para o Gre-Nal

Mesmo sem continuar como técnico do Grêmio em 2012, Celso Roth parece estar vivendo clima de decisão para sua última partida no comando do Tricolor. Um exemplo disso é que o treino de sexta-feira foi fechado, mantendo mistério sobre o time que entra em campo contra o rival.

Tudo em relação aos 11 titulares é especulação, as certezas são que Rafael Marques está fora, com uma inflamação na canela, Brandão tem um problema na virilha, e também foi punido pelo STJD, logo, não atua, Gilberto Silva teve fratura no nariz há algum tempo e segue o mesmo expediente. Adílson, por sua vez, está suspenso pelo terceiro amarelo.

INFORMAÇÕES: Marcelo Alexandre Becker
Jornal O Nacional

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial