segunda-feira, 5 de março de 2012

CIDADANIA E INTEGRAÇÃO ATRAVÉS DO ESPORTE

PROJETO NÚCLEO JOVEM DO ESPORTE É UM SUCESSO EM PELOTAS

Projeto idealizado pela ex-atleta de vôlei Ana Moser atende a jovens de 14 a 18 anos em Pelotas

Praticar esportes, seja futebol, vôlei, Basquete, atletismo, ou qualquer outra modalidade, é uma paixão, e um hobby habitual entre os brasileiros. A prática esportiva faz bem a saúde, é forma de tirar crianças da rua e da marginalidade. Levando em contas esses aspectos, o Projeto Núcleo Jovem do Esporte, atende a jovens, formando cidadãos promovendo a cultura e a integração com familiares e a comunidade.

O Núcleo Jovem do Esporte é um programa do Instituto Esporte & Educação, que foi criado no ano de 2001 pela ex-atleta de voleibol Ana Moser, e tem como base o esporte educacional. O instituto criou 40 núcleos de esporte, atendendo aproximadamente 10 mil jovens em todo o Brasil. Também desenvolveu atividades de capacitação para agentes sociais do esporte, beneficiando mais de 300 profissionais.

Em Pelotas o Projeto Núcleo Jovem do Esporte é coordenado por, Patrícia Louzada da Silva, com auxílio da professora Leontine Lima dos Dantos, e do estagiário Filipe da Silva Gonçalves, profissionais da área da educação física, formado pela Universidade federal de Pelotas (UFPel). Atende a jovens de 14 a 18 anos com atividades em quatro educandários da cidade: E.E.E.F. Prof. Luis Carlos Corrêa da Silva, E.T.E. Profa. Sylvia Mello, E.E.E.M.Dr. Augusto Simões Lopes, e Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul).

O programa desenvolve atividades nas modalidades de: Futsal, voleibol, handebol e basquete paralelos aos temas de saúde, Protagonismo, Cidadania e Cultura. Durante as férias a proposta do núcleo é ampliar o leque de opções trabalhando também esportes como: Futebol americano, frescobol, jogo do osso, golboll, fuvôlei, hend beach.

No entanto o objetivo não é apenas ensinar a jogar determinada modalidade. Através de conversas em grupo, a cerca do esporte e a explicação das regras, a ideia é também formar um cidadão critico em relação ao benefício de fazer algum esporte.

Além da prática de esportes, e da promoção de campeonatos internos em parceria com as escolas conveniadas, o núcleo desenvolve eventos para integração com a comunidade em geral como: Mateadas esportivas, e debates sobre esporte e saúde. No calendário do projeto está programado para o próximo dia 31, um festival esportivo, aberto a comunidade em geral, nas dependências do IFSul (Praça vinte de setembro, 455). Participarão do evento alunos dos núcleos de Pelotas e Rio Grande.

Para participar do Projeto Núcelo Jovem do Esporte, basta comparecer nos locais das atividades, munido da carteira de identidade. Confira abaixo os locais e o horário das aulas:

E.E.E.F. Prof. Luis Carlos Corrêa da Silva, Dr. Arnaldo da Silva Ferreira 100.
Segundas e Quintas 16h às 18h

E.T.E. Profa. Sylvia Mello 18h às 20h, Rua Evaristo Veiga 75
Segundas e Quintas 18h às 20h

E.E.E.M.Dr. Augusto Simões Lopes, Afonso Arinos 91
Quartas e Sextas 16h às 18h

IF Sul – Rio- Grandense, Praça vinte de setembro,455
Quarta e Sexta 18h às 20h

INFORMAÇÕES: MICHEL BURKERT

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial