segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

DO FUTSAL PARA OS CAMPOS DE FUTEBOL

MITHYUÊ FOI ELEITO CRAQUE DO BRASILEIRO SUB 20

Estava tudo desenhado na vida de Mithyuê, de 19 anos. Uma das maiores promessas do Brasil no futsal, o atleta tinha tudo para seguir adiante em uma carreira de futuro mais seguro, com provável consolidação como uma das estrelas mundiais no esporte. E aí ele resolveu arriscar forte. Largou as quadras para se aventurar na grama. Trocou o destaque do futsal (era apontado como sucessor de Falcão) pelos juniores do Grêmio no futebol de campo. Três meses depois, já pôde comemorar seu primeiro título com a bola maior. Foi o melhor jogador da final e, de quebra, acabou eleito craque da competição. Mithyuê ganhou belos sinais de que a aposta foi acertada no decorrer do Campeonato Brasileiro Sub-20, encerrado neste domingo, em Porto Alegre, com vitória de 2 a 1 do Grêmio sobre o Sport. O meia foi fundamental na decisão. Deu lindo passe para o primeiro gol, marcado por Wesley, e anotou o segundo, o do título. Foi o atleta mais festejado pela torcida. E também o que mais festejou com a galera. Ele pulou feito criança, deu cambalhota, subiu no alambrado e até acompanhou a torcida nas cantorias com xingamentos ao Inter. Foi uma espécie de desabafo na noite de seu primeiro título no futebol. - Eu não tenho palavras para descrever minha alegria. É muito bom. A ficha vai demorar a cair. Tenho muito para agradecer a todos aqui no Grêmio, porque me receberam de braços abertos - diz o jogador.
No campo, Mithyuê é uma meia avançado, o típico articulador. Ele traz do futsal o drible impecável e o constante desejo de chutar a gol. Mas ainda precisa aprimorar alguns aspectos. O mais importante é que ele sabe que passa por um processo de adaptação e, por isso, tem muito a aprender. - Minha maior dificuldade, sem dúvida, é o posicionamento, porque é bem diferente do futsal. O domínio de bola também é complicado - afirma. O esforço do jogador vem dando resultado. O técnico dele, Julinho Camargo, vê grandes perspectivas de Mithyuê engrenar no futebol. - É complicado para um jogador fazer esse tipo de transição. Alguns foram direto para o profissional, e aí fica difícil fazer a adaptação de forma tão rápida. O interessante com o Mithyuê é que ele terá dois anos para fazer toda essa preparação. Foi uma idéia comprada por ele e pelo clube. É uma aposta de todos. Temos a perspectiva de que ele será jogador profissional de futebol. Talvez aconteça no segundo semestre do ano que vem - diz o treinador.
O Grêmio não terá pressa com o jogador. Ele seguirá treinando o tempo que for preciso com os juniores. A idéia é que aprimore os fundamentos específicos do campo antes de virar profissional.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial