domingo, 29 de abril de 2012

GRENAL: CHEIAS DE MISTÉRIOS,AS EQUIPES DECIDEM HOJE TÍTULO

GRÊMIO E INTER ESCONDEM ESCALAÇÕES OFICIAIS
Vencedor do segundo turno enfrenta o Caxias na final geral do Gauchão

O Gre-Nal deste domingo, no Beira-Rio, às 16h, vale o título da Taça Farroupilha e a credencial para conquistar o Gauchão. Há ausências de peso, como D'Alessandro, Oscar, Dagoberto, Nei e Kleber, pelo Inter, e Kleber e Julio Cesar, pelo Grêmio. Mas as atrações também têm seu valor. O Inter de Dorival Júnior e o Grêmio de Luxemburgo se equivalem nos duelos em campo.

Muriel está em bom momento como se fosse um Victor dos bons tempos; Moledo e Índio estão parelhos com Werley e Gilberto Silva; Sandro Silva, Guiñazu e Tinga são um trio comparável a Fernando, Souza e Marco Antonio; e só Leandro Damião desequilibra na frente a favor do Inter. Mas aí, Mário Fernandes pode entrar e surpreender na ala direita. Ou Luxemburgo pode lançar mão de Moreno no lugar de André Lima.
Ou seja, o Gre-Nal 392 promete. E pode ficar no empate nos 90 minutos. Neste caso, haverá pênaltis.
Grêmio e Inter trabalharam cobranças de pênaltis para o clássico. Ambos treinaram com portões fechados e evitaram quaisquer indícios sobre os cobradores. Tanto mistério, porém, é apenas protocolar.

Ninguém deseja que o campeão da Taça Farroupilha seja decidido em cinco ou mais duelos isolados entre goleiros e batedores. A prova disso foi a aparente insignificância que o técnico Vanderlei Luxemburgo concedeu aos pênaltis quando tratou do assunto.

— Eu treinei, sim. Não posso ser omisso. Mas já perdi e ganhei campeonatos e muitas vezes o batedor oficial não está em campo e o cara que bate vai lá passa um "rapabosta" e marca o gol do título — disse Luxemburgo.

Gíria do futebol carioca, "rapabosta" quer dizer chute mascado, que pega mal e sai sem força. Luxemburgo considera "eterna" a discussão se pênalti depende de treinos exaustivos. Ele acredita que não.

— Sei quem vai bater, eles estão definidos, e sei também que um deles vai perder...

Luxemburgo devia demonstrar maior preocupação. Sua primeira decepção no Grêmio ocorreu ao final da decisão da Taça Piratini em pênaltis. Caxias e Grêmio, após os gols de Kleber e Marcos Paulo no empate em 1 a 1, encaminhou-se para a tensão das cobranças. Kleber, André Lima, Gilberto Silva e Fernando acertaram, mas Marco Antônio desperdiçou e deixou escapar o título para o Caxias.

Estratégia ou não, o técnico Dorival Júnior também desconversou. Disse que treina pênaltis constantemente e repetiu uma máxima com a qual justificou o pênalti desperdiçado por Dátolo contra o Fluminense: nem sempre o melhor cobrador está confiante para bater.

— Ás vezes o jogador não está tão bem nos treinos, mas tem que estar bem na partida — disse, explicando o desprendimento de Dátolo ao desobedecê-lo e desperdiçar a cobrança que Nei estava encarregado de bater.

Se não for pelos exemplos de casa, Dorival e Luxemburgo deviam se guiar pelos de fora. Só essa semana, Lionel Messi fracassou ao bater pênalti pelo Barcelona contra o Chelsea, na Liga dos Campeões. O mesmo aconteceu com Cristiano Ronaldo e Kaká, pelo Real Madrid, contra o Bayern, de Munique.

A semana é ameaçadora.

Dorival dá valor ao momento. Segundo ele, o momento era de Dátolo, contra o Fluminense. Acertar ou errar é outro assunto.

Quem pode bater:

Pelo Inter: Nei, Dátolo, Fabrício, Sandro Silva e Damião

Pelo Grêmio: Gabriel, Fernando, Marco Antonio, André Lima e Gilberto Silva

Ficha técnica - Final da Taça Farroupilha - 29/4/2012

INTER

Muriel, Elton, Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga, Dátolo, Gilberto (Jajá), Leandro Damião

Técnico: Dorival Júnior

GRÊMIO

Victor, Gabriel (Mário), Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Marco Antônio e Marquinhos; Bertoglio e André Lima (Moreno)

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Arbitragem: Márcio Chagas, auxiliado por Altemir Hausmann e Paulo Ricardo Conceição.

O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada às 15h. Acompanhe o minuto a minuto em zerohora.com/esportes.

Local: Estádio Beira-Rio.

— Quem vencer a Taça Farroupilha (segundo turno) disputará o título do Campeonato Gaúcho 2012 com o Caxias (campeão da Taça Piratini, primeiro turno).
— Em caso de empate nos 90 minutos, haverá cobrança de pênaltis.
— Finais do Campeonato Gaúcho: 6 e 13 de maio.

FONTE: JONES LOPES DA SILVA


Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial