sábado, 16 de janeiro de 2010

CONTROVÉRSIA: BRASILEIRO DEVE SER POR PONTOS CORRIDOS OU MATA- MATA?

ESSA POLÊMICA AINDA VAI LONGE


Atualmente disputado por pontos corridos, o Campeonato Brasileiro utiliza a mesma fórmula desde 2003, quando abandonou o matamata e passou a fazer o campeão aquele que conquistasse mais pontos ao final do turno e returno. Se nenhum clube reclamava do formato após praticamente sete edições, a Rede Globo de televisão, detentora dos direitos de transmissão do torneio, tratou de quebrar a harmonia.
Em meados de outubro, por meio do diretor da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, clubes da Séria A e B foram sondados e questionados se gostariam de voltar ao antigo sistema mata-mata a partir de 2011. A nova fórmula teria pontos corridos, na etapa inicial, e os três primeiros colocados garantiriam automaticamente vaga na Taça Libertadores da América do próximo ano. Na segunda fase, os oito primeiros da etapa inicial se enfrentariam em jogos de ida e volta, passando pelas oitavas, quartas, semi e a grande final.
Mas o torneio não acaba aí. Caso o campeão fosse um dos três primeiros colocados da primeira fase, o quarto colocado da etapa inicial garantiria vaga na Libertadores de 2012. Ideias mirabolantes à parte, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, de forma incomum, foi contra os interesses da parceira de longa data e garantiu a manutenção da fórmula de disputa atual.
“O campeonato é espetacular. Você acha que eu vou voltar para o mata-mata?”, firmou o dirigente, que contou com o apoio de jogadores e cartolas já acostumados com os pontos corridos no Campeonato Brasileiro. Para vencer a “batalha” com a Rede Globo, Teixeira passou a questionar os horários das partidas (sugeriu marcar para as 19h os jogos no meio da semana) e o assunto praticamente foi encerrado. Pelo menos até 2011.
FONTE:REVISTA INVICTO

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial