terça-feira, 25 de janeiro de 2011

COPA LATINA DE FUTEBOL DE AREIA: BRASIL EM BUSCA DO SEU 10º TÍTULO


Brasil definido para buscar 10º título da Copa Latina de Futebol de Areia

Seleção Brasileira vai ter como adversários Argentina, México e Uruguai

O Brasil está definido para a 12ª edição da Copa Latina de futebol de areia. O técnico Alexandre Soares anunciou a lista dos atletas convocados para a disputa do torneio, que será realizado no próximo fim de semana, na cidade de Rio Quente (GO). Em busca do décimo título da competição, o Brasil enfrentará Argentina, Uruguai e México.

Na relação de Soares, três atletas voltam a ser chamados: os capixabas Marquinhos (goleiro campeão brasileiro pelo Espírito Santo em 2010 e que estreou pelo Brasil no Desafio Internacional de dezembro, no Guarujá-SP) e Bruno Xavier (atacante eleito "Melhor Jogador" do Campeonato Italiano 2010 e campeão brasileiro pelo Espírito Santo em 2010), e o baiano Souza, defensor e destaque da seleção da Bahia, duas vezes vice-campeã do Campeonato Brasileiro (2009 e 2008).

A lista tem ainda a estreia de um defensor de nome: pela primeira vez vestindo a camisa amarelinha estará o potiguar João Nepomuceno, o "Dunga", campeão do Campeonato Brasileiro 2007 pela seleção do Rio Grande do Norte. Em ano de Copa do Mundo de futebol de areia (programada para setembro, na Itália), a preparação para estampar a quinta estrela na camisa começa no interior de Goiás.

- Estamos iniciando o planejamento de uma temporada que tem como principal objetivo a Copa do Mundo da Itália. Temos observado bastante, muitos atletas estão em altíssimo nível e isso é ótimo para a Seleção Brasileira, por isso vamos dar oportunidades a todos para que mostrem em quadra que tem condições de brigar por vagas no grupo que vai lutar pelo pentacampeonato. Temos oito meses para trabalhar forte e a Copa Latina é uma etapa importante em toda essa programação. Já estamos pensando nas Eliminatórias - disse Soares, referindo-se ao classificatório da América do Sul, que ainda não tem local nem data definidos.

Convocados:

Goleiros - Mão (ES) e Marquinhos (ES)
Defensores - Buru (ES), Souza (BA), Daniel (RJ), Betinho (RJ), Dunga (RN) e Anderson (BA)
Atacantes - Bruno Xavier (ES), André (RN), Sidney (RJ) e Benjamin (RJ)

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

COPA SÃO PAULO 2011: FLAMENGO É O CAMPEÃO


André Veloso/Divulgação
O Flamengo venceu o Bahia e encerrou um jejum de 21 anos

O Flamengo conquistou pela segunda vez o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao vencer o Bahia por 2 a 1 na decisão, disputada na manhã desta terça-feira no Estádio do Pacaembu.

A equipe carioca repetiu o feito de 1990, quando levantou a taça após vencer o Juventus. Aquele time revelou jogadores que fariam grande sucesso posteriormente, como Júnior Baiano e Djalminha.

O estádio municipal recebeu grande público, que aproveitou a entrada franca, o feriado pelo 457.º aniversário da capital paulista e o sol forte. Os rubro-negros ocuparam boa parte das arquibancadas e das cadeiras numeradas, enquanto que os baianos encheram o tobogã.

A presidente flamenguista, Patrícia Amorim, e o técnico do time, Vanderlei Luxemburgo, acompanharam a partida das tribunas.

A equipe carioca saiu na frente logo aos sete minutos de jogo, com o zagueiro Frauches, que aproveitou sobra na área e bateu firme de pé esquerdo.

Aos 30, o mesmo Frauches cometeu pênalti ao acertar o peito do baiano Rafael, que, por sua vez, cobrou a infração com categoria. Na comemoração, o atacante pulou uma placa, caiu dentro do túnel e se machucou levemente.

O gol do título rubro-negro veio num outro pênalti, na etapa final. Aos 22 minutos, Thomas foi derrubado por Eduardo, que acabou expulso. O atacante Negueba, que já faz parte do elenco profissional do Flamengo, converteu a cobrança e recolocou o time em vantagem.

Nos acréscimos, o Bahia teve uma chance de ouro de levar o jogo para a prorrogação nos pés do lateral-esquerdo Laércio, que, recebeu livre na área e viu o goleiro César fazer difícil defesa.

O time carioca faturou o campeonato de forma invicta. Dos oito jogos que disputou, venceu cinco e empatou três - dos quais ganhou dois na disputa de pênaltis.

FONTE: O ESTADÃO

SELEÇÃO: AS NOVAS APOSTAS DE MANO MENEZES


FOTO ACIMA: JADSON E RENATO AUGUSTO ???

Mano divulga lista sem Gaúcho e Kaká, mas com Júlio César

Não foi desta vez que o meia Kaká voltou à seleção brasileira. Na convocação da equipe que enfrentará a França, em amistoso no dia 9 de fevereiro, o técnico Mano Menezes só inovou ao chamar pela primeira vez o goleiro Júlio César, titular da equipe que acabou eliminada pela Holanda na Copa do Mundo de 2010.

Outra ausência importante na lista divulgada nesta terça-feira, no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, é o meia Ronaldinho Gaúcho, recém-contratado pelo Flamengo e titular na última partida do Brasil, contra a Argentina. Sua estreia pelo rubro-negro está marcada para o segundo dia de fevereiro, contra o Nova Iguaçu.

Havia a expectativa de Kaká ganhar uma oportunidade contra a França, pois o meia voltou a jogar no último dia 3 de janeiro, contra o Getafe, após passar todo o segundo semestre de 2010 no departamento médico do Real Madrid por causa de uma cirurgia. Nenê, do Paris Saint Germain, também era cogitado por Mano, mas o jogador não ganhou uma oportunidade.

Nas convocações anteriores, Mano preteriu Júlio César para dar oportunidades a goleiros jovens, como Jefferson, do Botafogo, Neto, ex-Atlético-PR e atualmente na Fiorentina (ITA), Renan, do Avaí, e Victor, do Grêmio. Desses, apenas o novo jogador do time italiano permaneceu na lista.

O meia Hernanes também retorna à seleção brasileira, após ter sido convocado para o amistoso contra os Estados Unidos, primeiro de Mano. O técnico canarinho reclamava que o destaque da Lazio no Campeonato Italiano não jogava em sua posição de origem.

Na zaga, Luisão, do Benfica (POR), e Breno, do Bayern de Munique(ALE), foram convocados pela primeira vez.

Já Marcelo figurou nas duas primeiras listas, mas irritou o técnico ao não se apresentar em Barcelona para um período de treinos e foi esquecido. Agora, ele disputará a lateral esquerda com o titular André Santos.

No meio-campo, Jucilei foi chamado para pegar a Argentina, mas não continuou na seleção. Por outro lado, Anderson, do Manchester United (ING), Renato Augusto, do Bayer Leverkusen (ALE), e Jadson, do Shaktar Donetsk (UCR), ganham suas primeiras chances com o treinador.

Outra novidade é o atacante Hulk, artilheiro do Campeonato Português, que fez parte do período de treinamentos na Catalunha, quando Mano chamou apenas jogadores que atuavam fora do Brasil, mesmo caso da atual convocação.

Confira a quinta convocação do técnico Mano Menezes:

Goleiros: Gomes (Tottenham-ING), Neto (Fiorentina-ITA), Júlio César (Inter de Milão-ITA)
Zagueiros: Breno (Bayern de Munique-ALE), David Luiz (Benfica-POR), Luisão (Benfica-POR), Thiago Silva (Milan-ITA)
Laterais: Rafael (Manchester United-ING), Daniel Alves (Barcelona-ESP), André Santos (Fenerbahce-TUR) e Marcelo (Real Madrid-ESP)
Volantes: Hernanes (Lazio-ITA), Lucas (Liverpool-ING), Ramires (Chelsea-ING) e Sandro (Tottenham-ING)
Meias: Elias (Atlético de Madrid-ESP), Jadson (Shaktar Donetsk-UCR), Renato Augusto (Bayer Leverkusen-ALE) e Anderson (Manchester United-ING)
Atacantes: Pato (Milan-ITA), André (Dinamo de Kiev-UCR), Robinho (Milan-ITA) e Hulk (Porto-POR)

FONTE: GAZETA PRESS

PRÉ-LIBERTADORES 2011


Saiba mais sobre os duelos que definem os últimos times que vão disputar a competição continental

A Copa Libertadores desta temporada vai conhecer seus últimos seis times a partir desta semana. Os dois representantes brasileiros nesta fase tem adversários que, em situação normal, seriam presas fáceis. Na quarta (26), o Corinthians enfrenta o Tolima, da Colômbia, cujo elenco passar por reformulação e não nutre grandes expectativas de vencer o time que conta com as estrelas Roberto Carlos e Ronaldo. Já o Grêmio, no mesmo dia, vai ao vizinho Uruguai enfrentar o Liverpool, um clube que teria dificuldades em se manter na primeira divisão do Campeonato Gaúcho, se dele participasse.

Nos outros confrontos, duas equipes com tradição em Libertadores tentam carimbar presença na competição. O campeão da Sul-Americana Independiente, que mais vezes ergueu a taça da Libertadores - são sete títulos no total - disputa a vaga com o Deportivo Quito, do Equador. No Paraguai, o Cerro Porteño, o clube não-campeão que mais vezes disputou o torneio, tenta a sorte contra os venezuelanos do Deportivo Petare.

Clique nos confrontos abaixo e saiba mais sobre cada um dos confrontos:

Independiente (ARG) x Deportivo Quito (EQU)

25/1 em Buenos Aires - 1/2 em Quito

Liverpool (URU) x Grêmio

26/1 em Montevidéu - 2/2 em Porto Alegre

Corinthians x Tolima (COL)

26/1 em São Paulo - 2/2 em Ibagué

Alianza Lima (PER) x Jaguares de Chiapas (MEX)

27/1 em Lima - 2/2 em Tuxtla

Cerro Porteño (PAR) x Deportivo Petare (VEN)

27/1 em Assunção - 4/1 em Caracas

Bolívar (BOL) x Unión Española (CHI)

27/1 em La Paz - 3/1 em Santiago

FONTE: YAHOO BRASIL

SAI A LISTA DOS MELHORES GOLEIROS DA HISTÓRIA


Ranking da IFFHS coloca Buffon como melhor goleiro dos últimos 24 anos

O italiano Gianluigi Buffon foi o melhor goleiro dos últimos 24 anos, segundo lista divulgada nesta terça-feira pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), na qual o brasileiro Taffarel, campeão do mundo com a seleção em 1994, aparece em décimo.

A lista é uma prévia do "Melhor goleiro do mundo do quarto de século", ranking que será divulgado em 2012, quando a IFFHS completará 25 anos de estatísticas para essa posição. Além de Buffon, por conta dos critérios da instituição, o espanhol Iker Casillas e o holandês Edwin van der Sar ainda têm chances de ficarem em primeiro.

Na classificação dos 24 anos anteriores, o italiano lidera a tabela com 209 pontos. Casillas, com 193, e Van der Sar, 190, podem conquistar os 20 pontos que serão conquistados pelo melhor goleiro de 2011 e ultrapassar o camisa 1 da 'Azzurra' no título mundial de 2006.

Taffarel, com 130 pontos, é o único brasileiro no "top 10". Outros nove brasileiros figuram na lista.

Classificação dos melhores goleiros dos últimos 24 anos:

1. Gianluigi Buffon (ITA) 209 pontos

2. Iker Casillas (ESP) 193

3. Edwin van der Sar (HOL) 190

4. Peter Schmeichel (DIN) 179

5. Oliver Kahn (ALE) 162

6. José Luis Chilavert (PAR) 146

7. Petr Cech (RTC) 138

8. Walter Zenga (ITA) 132

+. Andoni Zubizarreta (ESP) 132

10. TAFFAREL (BRA) 130

-------------------.

14. DIDA (BRA) 109

25. JULIO CÉSAR (BRA) 63

33. ROGÉRIO CENI (BRA) 53

47. ZETTI (BRA) 26

57. MARCOS (BRA) 17

64. GOMES (BRA) 15

93. DONI (BRA) 10

106 CARLOS (BRA) 9

119 HÉLTON (BRA) 6

FONTE: AGÊNCIA EFE