BLOG DO PAULINHO AMARAL
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
COPA AMÉRICA DE BASQUETE:BRASIL PASSA POR CIMA DA VENEZUELA
Moncho Monsalve aproveita a vitória tranquila, mexe bastante no time e faz testes para o embate com os hermanos, nesta sexta-feira, em San Juan
No primeiro quarto, a zebra venezuelana até tentou se engraçar em San Juan, como tinha feito na véspera, contra a Argentina. Mas a ameaça durou pouco. Após abrir 20 pontos de vantagem antes do intervalo, o Brasil aproveitou a partida desta quinta-feira para ajustar as engrenagens já pensando nos hermanos, adversários de sexta. Ao longo dos 40 minutos, o técnico Moncho Monsalve conseguiu rodar o elenco e testar formações diferentes. No fim, colheu na segunda rodada da Copa América uma vitória tranquila por 87 a 67 e alguns coelhos a mais na cartola.
Leandrinho foi o cestinha, com 15 pontos - um a mais do que Anderson Varejão. Os maiores pontuadores da Venezuela foram Perez e Lugo: 12 cada.
O duelo com a Argentina está marcado para as 14h30m desta sexta, data especial para eles, exatamente cinco anos após a conquista do ouro olímpico em Atenas-2004.
- Agora não tem mais amistoso. É tudo para valer. É preciso ter confiança para chegar lá, assumir, e dizer ‘a bola é minha’. Isso vem de dentro. Agora não podemos vacilar. É uma competição rápida, se perdermos, podemos nos complicar – disse Varejão.
Após a boa atuação na estreia, Alex garantiu a vaga de titular e começou o jogo desta quinta ao lado de Huertas, Leandrinho, Varejão e Splitter. O ímpeto de Alex no início da segunda partida foi exatamente o mesmo da primeira. Retomando o basquete coletivo da fase de preparação, o Brasil trocava passes com calma no ataque e envolvia todos os jogadores nas ações. Apenas Leandrinho destoava, um tanto perdido, e Moncho logo percebeu. O técnico espanhol tirou o camisa 10 e o levou para uma conversa rápida no canto da quadra.
Quem entrou foi Marcelinho, e logo depois o treinador foi obrigado a mexer de novo. Alex cometeu sua segunda falta e deu lugar a Diego, que sequer tinha entrado em quadra contra a República Dominicana. Leandrinho voltou no lugar de Huertas e passou a dividir a armação com Machado.
A pequena torcida no Coliseu Roberto Clemente apoiava a Venezuela, que viveu ali seu melhor momento no jogo. Forçado a mudar sua formação, o Brasil começou a repetir os erros da estreia. E a vantagem, que era confortável, evaporou. Ao fim do primeiro período, tudo igual: 18 a 18.
Mesmo assim, Moncho optou por não usar Huertas no segundo quarto, deixando o time se ajustar sozinho dentro da quadra. O ritmo ficou arrastado, com a arbitragem marcando muitas faltas e segurando o jogo. Na primeira metade do período, apenas seis pontos do Brasil e dois da Venezuela. Aos poucos, Marcelinho foi ganhando confiança na armação e na finalização, até protagonizar uma bela jogada a 3m30s do intervalo: o ala do Flamengo acertou um chute de três e ainda sofreu a falta. Na sequência, Leandrinho partiu livre para o contra-ataque e ampliou a vantagem para 13 pontos. O treinador Nestor Salazar pediu tempo, mas não adiantou. O domínio verde-amarelo aumentou e se traduziu no placar da parcial: 26 a 6, elevando o total para 44 a 24.
Na volta para o segundo tempo, o Brasil manteve o bom ritmo, mas Tiago Splitter cometeu sua quarta falta e deixou a quadra para a entrada de Alex. A equipe passou a jogar numa formação mais baixa, com Guilherme e Anderson formando o garrafão. A Venezuela ainda conseguiu equilibrar as ações em alguns momentos, mas não teve fôlego para cortar a diferença no placar. Na virada para o quarto período, a vantagem ainda era de 20: 63 a 43.
Depois de Diego e JP Batista, foi a vez de Jonathan Tavernari pintar na quadra para ganhar ritmo. Olivinha e Duda também entraram, fechando a rotação completa dos 12 atletas do elenco. Àquela altura, o Brasil apenas controlava o jogo para não deixar a vantagem diminuir muito. A torcida venezuelana não desistia e continuava gritando, enquanto os jogadores tentavam – e até conseguiam – mostrar serviço na quadra. A diferença caiu um pouco, mas não o suficiente para acordar a zebra.
FÓRMULA UM:BRUNO SENNA TEM CHANCES DE ESTREIAR EM 2010
Piloto diz que ainda não há nada garantido
Em busca de uma vaga na Fórmula-1 para 2010, o brasileiro Bruno Senna voltou a ter esperanças de conseguir um lugar na equipe espanhola Campos, que estreia na categoria no ano que vem.
Há algumas semanas, a imprensa espanhola divulgou que o time já tinha definido seus dois pilotos: o espanhol Pedro de la Rosa e o russo Vitaly Petrov, da GP2. Nesta quarta-feira, porém, o chefe da equipe, Adrián Campos, afirmou que nada está definido. A declaração vai de encontro aos sentimentos de Senna em relação à chance de correr na F-1 em 2010.
– Adoraria poder dizer que estou com 100% de certeza, mas infelizmente nada é garantido, mas acho que a chance é muito boa. A grande diferença para o ano passado é que a gente tem mais do que boas equipes com interesse em me ter no cockpit, isso faz toda diferença do mundo – disse Senna, em entrevista ao Lance!, dando a entender que não é apenas a Campos que quer tê-lo como piloto.
Esta pode ser a segunda chance real de Senna em ingressar no Mundial. No fim do ano passado, ele foi cotado pela extinta equipe Honda, hoje Brawn GP.
– Claro que é uma frustração interna que eu sinto (por não correr pela Brawn), porque estive muito perto de estar naquele carro – disse o sobrinho de Ayrton Senna.
GAUCHÃO DE FUTSAL: ACBF GOLEIA E SEGUE NA LIDERANÇA
Equipe de Carlos Barbosa aplicou 7 a 3 no adversário na noite desta terça
Em uma noite de muitos gols, a ACBF fez valer o fator local e goleou o Lajeado, em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão. Líder isolada da competição, a equipe de Carlos Barbosa fechou o placar em 7 a 3.
O fixo Carlinhos, que voltou a atuar no Centro Municipal de Eventos após seu retorno à ACBF, estava em noite inspirada. A partida teve um primeiro tempo de muitas tentativas e poucos gols. Elisandro abriu o placar para o Lajeado, aos sete minutos. O próprio Carlinhos tratou de deixar tudo igual um minuto depois.
Na etapa final, o pivô Jé não esperou muito para colocar a ACBF na frente do marcador. Com 1min30s e, em seguida, aos 1min53s, o atleta marcou duas vezes. Na sequência, foi a vez de Carlinhos, novamente, fazer o quarto e o quinto gol laranja na partida.
A equipe de Lajeado esboçou uma reação com Rafael, aos 13 minutos, e com Elisandro, aos 15, chegando ao terceiro gol no jogo. Mas Flávio não deixou os visitantes crescerem na partida. Aos 16, o pivô fez o sexto gol da ACBF. Faltando apenas 41 segundos para o fim, Flávio, de novo, fechou o placar.
Além de manter a liderança isolada do Gauchão 2009, com 44 pontos em 16 jogos, a ACBF comemora um ano sem derrotas jogando no Centro Municipal de Eventos de Carlos Barbosa.
O próximo desafio será na cidade de Rio Grande, onde a ACBF enfrenta o Noiva do Mar, também pelo Gauchão. A partida ocorre na próxima sexta, dia 28, às 20h30min.
SELEÇÃO FEMININA DE FUTSAL:INNICANDO PREPARAÇÃO PARA SUL-AMERICANO
Competição promovida pela Conmebol começa no dia 3 de setembro
As quatorze jogadoras convocadas para a disputa do 3º Campeonato Sul-Americano de Futsal Feminino já estão concentradas desde o último domingo no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, localizado em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE). Nesta segunda-feira, as atletas iniciaram os treinamentos acompanhadas de perto pela comissão técnica, comandada pelo treinador Vander Iacovino, que é auxiliado por Marcos Sorato.
Para Cátia Merlini, uma das jogadoras mais experientes no elenco da seleção, foi um dia para conhecer as jogadoras e observar a forma de trabalho do treinador.
— O estilo do Vander é bem parecido com do Marcos Sorato. Ambos fazem com que a gente jogue à vontade — explicou a jogadora, convocada pela primeira vez em 2005 e artilheira nas duas primeiras edições do Sul-Americano.
O Sul-Americano, promovido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), começa no dia 3 de setembro e conta com a participação de diversas equipes do continente sul-americano.
JUVENTUDE:NESTA QUINTA COMEÇOU A CONCENTRAÇÃO
Jogo de sábado, com Duque de Caxias, é encarado como decisivo
A mobilização é grande no Juventude com vistas ao confronto de sábado, às 16h10min, com o Duque de Caxias, no estádio Alfredo Jaconi. Comissão técnica e dirigentes determinaram concentração antecipada já desde a noite desta quinta-feira.
No clube, a partida é encarada como decisiva, pois o adversário é concorrente direto na luta contra o rebaixamento, vem de uma goleada sofrida em casa diante do lanterna Campinense e trocou de técnico — agora é o ex-grená Gilson Kleina quem está no comando.
A lista para o jogo tem Juninho e Carlão (goleiros); Jackson e Bruno Teles (laterais); Nenê, Ramon e William (zagueiros); Leanderson, Lauro e Gustavo (volantes); Léo Dias, Lopes, Zezinho, Bruno e Ivo (meias); Marcos Denner, Mendes e Diego Rosa (atacantes). O atacante Zé Carlos, que devido a uma pancada no joelho esquerdo foi vetado da partida anterior, contra o Ceará, já treina normalmente, mas por opção técnica não foi relacionado para esta rodada.
CAXIAS:JOGADOR MARIELSON É O QUINTO A SAIR DO TIME
Jogador foi dispensado na tarde desta quarta-feira
Desde o ano passado no Caxias, o volante Marielson ganhou na tarde desta quarta-feira um cartão vermelho da direção grená. O jogador foi liberado para procurar outro clube.
Dos que participaram da campanha na Série C do Brasileiro, Marielson é o quinto a sair do clube. Antes, já haviam deixado o Centenário os zagueiros Lacerda e Guilherme Anello, e os atacante Maiquel e Rivaldo.
BRASIL DE PELOTAS:GAROTO DA SUB-17 RELACIONADO PARA JOGO CONTRA O INTER
Roger foi relacionado para a goleada por 4 a 0 sobre o Inter pela Arthur Dallegrave
Aos 17 anos, Roger Souza de Ávila realizou o sonho de muitos garotos que estão começando a carreira no futebol. Integrante do elenco juvenil rubro-negro, o volante foi relacionado para a goleada por 4 a 0 sobre o Inter B no Beira-Rio, que marcou a estreia xavante na Copa Arthur Dallegrave. Apesar de não ter entrado em campo, o garoto comemorou a experiência de viajar para Porto Alegre entre os profissionais.
– Fiquei muito feliz, foi uma surpresa na hora, nem acreditei. Demorou um tempo para cair a ficha. Estar com os profissionais foi um sonho, peguei um pouco de experiência e foi muito gratificante a oportunidade de poder estar com os meus ídolos. Recebi um grande apoio dos jogadores, que me trataram muito bem – disse Roger.
A oportunidade que Roger recebeu não foi apenas comemorada por ele, mas sim por todo o Departamento Amador do Brasil. O volante estava treinando com os colegas da categoria sub-17. Ao saberem da novidade, os garotos pararam de treinar para festejar com o volante.
– O Roger é daqueles caras que têm um objetivo traçado e não se deixa abalar pra conseguir o que deseja. A oportunidade foi mais que merecida. Não só pela qualidade técnica dele, mas também pelo fato de ele ser dedicado aos treinamentos e ter conduta de quem realmente sonha em crescer como jogador de futebol – disse o treinador do time sub-17 rubro-negro, Júlio Peraça.
Uma nova convocação de Roger depende da concorrência interna com os outros garotos da base e do número de profissionais que o técnico Paulo Porto terá a disposição para as próximas partidas. Se não for chamado para o jogo de domingo contra o Lajeadense, pela Copa Arthur Dallegrave, Roger terá pela frente um clássico Bra-Pel decisivo na Boca do Lobo, que pode garantir a classificação antecipada à terceira fase do Estadual Sub-17.
GRÊMIO:ESTÁ PERTO O ACERTO COM ROCHEMBACK DO SPORTING
Juarez Rochemback avisa que falta apenas a rescisão de contrato do volante com o Sporting, de Portugal
Fábio Rochemback está muito perto do Grêmio. O clube mantém cautela sobre o assunto, mas a negociação está muito bem encaminhada. Quem confirma é o próprio pai do jogador, Juarez Rochemback. Segundo ele, o volante tem, hoje, 90% de chances de jogar no Tricolor.
– Está tudo bem encaminhado. Já conversamos com o Grêmio, só falta definir a situação com o Sporting – disse Juarez por telefone ao clicEsportes nesta quinta.
Apesar disso, o pai do jogador ainda não dá a contratação como certa. Justamente pelo falto de o clube português poder complicar a saída de Rochemback. Mas ele está otimista.
– Diria que ele tem 90% de chances de ir para o Grêmio – apostou ele, acrescentando que não poderia dar mais detalhes sobre a negociação no momento.
Rochemback, que está com 27 anos, vinha manifestando insatisfação por estar na reserva do Sporting e vontade de voltar a jogar no Brasil. O acerto com o Grêmio deve ser efetivado nos próximos dias.
INTER:SANDRO CONVOCADO POR DUNGA DESPERTA INTERESSE EM CLUBES
Volante sabe que clubes podem ter "interesse relâmpago" antes do fechamento da janela de transferências
Convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Dunga para a vaga do lesionado Josué, o volante colorado Sandro não escondeu a satisfação de chegar ao time principal. Até então vinha aparecendo em convocações da equipe nacional sub-20. O jogador, que se viu envolvido em uma recente especulação de que o Tottenham queria levá-lo do Beira-Rio, tem consciência de que a janela de transferências ainda não fechou e que aparecer na Seleção pode gerar interesse relâmpago de algum clube europeu:
– A Seleção Brasileira principal é algo grande para a carreira de qualquer atleta e isso desperta interesse de outros clubes. Vamos ver... – disse Sandro.
Mas o volante tem os pés no chão. E deixou claro a gratidão ao clube que o projetou:
– Eu tenho que agradecer ao Inter. Foi o clube que me colocou na Seleção e que me deu espaço para progredir no futebol – disse, que lembrou da rápida ascenção no futebol, afinal conquistou a titularidade no Inter no início do ano: – Foi rápido, né?! Mas venho trabalhando aqui no Inter e fazendo meu papel. Que bom que fui convocado, isso mostra que estou sendo lembrado. Estou muito feliz, eu estava querendo muito chegar à Seleção principal para ver como é.
Sandro vai desfalcar o Inter em três partidas do Brasileirão. Suspenso, já não enfrentaria o Goiás neste domingo. Depois, fica fora dos jogos com o Atlético-MG, no dia 2, e diante do Avaí, dia 6 de setembro. O jogador só deve retornar ao Inter no dia 13, contra o Cruzeiro.
O jogador foi o capitão da equipe que conquistou a última edição do Sul-Americano Sub-20. Em 13 jogos pelo time nacional, marcou dois gols. Pelo Inter, balançou as redes três vezes em 48 partidas. O volante conquistou a vaga de titular no time de Tite no início deste ano, logo após a venda de Edinho.