segunda-feira, 29 de março de 2010

ESPECIAL: A CBF NÃO QUERIA,DUNGA TAMBÉM NÃO,MAS RONALDINHO GAÚCHO ESTÁ PEDINDO PASSAGEM PARA A COPA

EM RECENTE PESQUISA,O JOGADOR TEVE 86% DE APROVAÇÃO PARA IR Á COPA

Ronaldinho Gaúcho já é tratado como um dos 23 jogadores que irão à Copa do Mundo por pelo menos parte da comissão técnica da seleção brasileira. Numa conversa com a PLACAR, um dos profissionais que trabalham com Dunga disse: "Nós sempre soubemos que ele voltaria à seleção. E o Ronaldinho também sempre soube disso. Ele sabia que jogaria de novo em alto nível quando tivesse uma sequência, como acontece agora".
Mesmo antes de recuperar o bom futebol e de ser tratado novamente como "presença necessária" no Mundial da África, Ronaldinho não se afastou completamente do time nacional. Praticamente toda semana o jogador do Milan fala pelo telefone ou troca e-mails com um membro do staff de Dunga. Enquanto Carlo Ancelloti treinava o time milanês (até a temporada passada), era comum Ronaldinho telefonar antes dos jogos em que não atuaria para avisar: "Estou bem fisicamente. Só não vou jogar por opção tática do treinador".
O preparador físico da seleção Paulo Paixão, também gaúcho e que trabalhou brevemente com Ronaldinho em seu começo de carreira no Grêmio, conta como funciona esse "intercâmbio" com os atletas "convocáveis". "Monitoramos nossos jogadores há três anos. Não é só com o Ronaldinho. Mantemos contatos semanalmente com todos os atletas selecionáveis para acompanhar sua preparação. Eles pedem orientações sobre coisas que precisam aprimorar", diz Paixão.
Manter os laços com Dunga e companhia é só uma das estratégias de um cuidadoso projeto elaborado por Assis, o irmão e agente, para Ronaldinho tentar ir à Copa da África. O primeiro passo era fazer as pazes com Ricardo Teixeira, pois Ronaldinho saiu do Mundial da Alemanha chamuscado. Assim como Ronaldo e Roberto Carlos, ele irritou o cartola pelo desempenho em campo e pelas baladas nas folgas - um dia após a eliminação diante da França, foi fotografado em êxtase numa boate perto de Barcelona.
Num golpe de sorte, Ronaldinho se reaproximou de Teixeira. Partiu do cartola a ideia de uma reunião para oferecer a ele a possibilidade de jogar a Olimpíada de Pequim para ganhar ritmo de jogo, após se recuperar de lesão (e virar uma espécie de garoto-propaganda da equipe na China). O dirigente estava num beco sem saída, com o time jogando mal e precisando dar uma satisfação à torcida, já que optara por não demitir Dunga.
O fato de a seleção fracassar (foi apenas medalha de bronze) não foi tão ruim para Ronaldinho. Ele arrancou alguns elogios da comissão técnica por se relacionar bem com os mais jovens. "Ele é um cara fantástico. Muito simples até, por tudo o que ele representa no futebol. Um verdadeiro líder", diz o volante Lucas, seu companheiro de quarto em Pequim.
Disputar a Olimpíada foi uma etapa importante para Ronaldinho cumprir outra meta do projeto rumo à África do Sul: manter um relacionamento razoável com Dunga, que chegou ao time nacional encarregado de afastar baladeiros como ele.
O jogador nunca se rebelou com o treinador, mas não engoliu ter que ficar na reserva depois da Copa da Alemanha. Quem convive com Ronaldinho diz que ele se sentiu desrespeitado por Dunga no começo do trabalho do treinador na seleção. Mas que, com o tempo, o chefe aprendeu a lidar com astros (caso também de Kaká). Dunga, na verdade, foi obrigado a rever sua posição, sobretudo depois que teve de aturar o presidente da CBF anunciando em rede nacional a ida de Ronaldinho para a Olimpíada...
Respaldado novamente pelo apoio popular , o combinado agora é evitar cobrar publicamente a vaga na Copa. "Para mim é difícil falar. Não quero que pareça pressão. O que o Ronaldinho fizer vai ser dentro de campo, ele não vai ficar falando em jogar o Mundial. Vai falar em ajudar o Milan a ser campeão", declara Assis, irmão, mentor e agente de Ronaldinho.
A sintonia que Ronaldinho exibe hoje com seu clube também é fundamental na sua recuperação. "Sabíamos que estávamos no caminho certo quando escolhemos o Milan, que lá ele poderia ter uma sequência de jogos. E carinho", afirma Assis, sobre a transferência de seu irmão do Barcelona, onde estava desgastado, para o clube italiano. Paciência talvez seja a palavra mais adequada (em vez de carinho) para explicar a relação dos milanistas com Ronaldinho. "O Sílvio Berlusconi [premiê italiano e dono do clube] liga sempre pra ele, o [vice-presidente Adriano] Galiani também está sempre o acompanhando. O Ronaldo chegou ao Milan depois de cinco meses sem jogar e eles sabiam que precisaria de tempo, tiveram compreensão," diz Assis.
"Não podemos passar por cima da Copa de 2006. O Ronaldo foi mal, mas e o que ele fez em 2002? As pessoas têm memória curta, mas o que ele fez nos últimos seis meses é exatamente o que fez em 11 anos de carreira na seleção brasileira", afirma Assis.
A convocação para jogar o Mundial 2010 seria a chance para o craque apagar a última impressão. Se triunfar em sua missão de ir à Copa, Ronaldinho terá, então, o desafio de brilhar num ambiente bem diferente daquele com que se acostumou, agora sem seus antigos amigos da turma do fundão. A menos que traga de carona Ronaldo, Roberto Carlos e companhia...
FONTE: REVISTA PLACAR

CENTENAS DE PESSOAS VÃO AO MARACANÃ DAR O ÚLTIMO ADEUS Á ARMANDO NOGUEIRA

ARMANDO NOGUEIRA ERA O "POETA DO ESPORTE"

"Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola”. A frase era apenas uma das imortalizadas por Armando Nogueira que passavam nos enormes telões do Maracanã nesta segunda-feira. Dentro do salão da tribuna de honra do estádio, o corpo do jornalista era velado por familiares e amigos. Emoção e homenagens para um camisa 10 do jornalismo esportivo brasileiro. Aos 83 anos, Armando Nogueira morreu pela manhã, em sua casa, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. Há dois anos, ele lutava contra um câncer no cérebro – que lhe roubou primeiro a capacidade de falar e escrever, duas das atividades que mais prezava.

O velório começou às 13h no Maracanã. Uma miniatura de um avião da Força Aérea Brasileira foi colocada ao lado do caixão. Praticante de voos em ultraleves, Armando Nogueira foi o fundador do clube carioca da modalidade e era apaixonado pela aviação. As bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro, do Botafogo e do Acre, estado em que o jornalista nasceu, foram deixadas no salão. Armando Augusto Magalhães Nogueira, mais conhecido como Manduca, filho único de Armando Nogueira, foi um dos primeiros a chegar ao estádio. Aos 55 anos, ele lembrava do pai como carinho e admiração.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

ABEL BRAGA PODE ESTAR VINDO PARA O VASCO

ABEL ATUALMENTE ESTÁ NOS EMIRADOS ÁRABES,MAS NÃO NEGA POSSIBILIDADE DE VOLTAR AO BRASIL

Mesmo com o bom desempenho do Vasco sob o comando de Gaúcho na vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense, no último domingo, no Maracanã, a diretoria do Gigante da Colina quer contar com o técnico Abel Braga a partir de maio. Para isso, através do empresário Carlos Leite, o clube fez um primeiro contato com o treinador, atualmente no Al Jazira, dos Emirados Árabes, para saber do seu desejo de voltar a dirigir uma equipe no Brasil.

Nesta segunda-feira é a vez do presidente Roberto Dinamite conversar com Abel. Os dois ainda não se falaram para saber das reais possibilidades de um acerto. Na última sexta-feira, quando tomou conhecimento do desejo do técnico de retornar ao Brasil por conta da distância da família, o mandatário fez questão de conseguir os telefones do ex-jogador nos Emirados Árabes. No entanto, Carlos Leite foi mais rápido e, no sábado, já havia conversado com o treinador.

Abel tem contrato com o Al Jazira até maio de 2011. A multa rescisória para deixar o país de imediato é de US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,7 milhões). No entanto, na última sexta-feira, o treinador admitiu negociar com os árabes uma saída amigável por conta da vontade de retornar ao país para ficar ao lado de seus familiares.

- Hoje seria impossível retornar ao Brasil. Em maio, eu acho que existe uma possibilidade. Tenho contrato até o meio do ano que vem, mas poderia negociar com o xeque a minha saída. Quero voltar pela minha família e não por uma proposta. Os meus familiares estão no Rio, e eu aqui - afirmou o treinador, por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

Sem o acerto com Abel ou com qualquer outro treinador, Gaúcho vai seguir no comando do Vasco. A expectativa é que o treinador seja o comandante da equipe nas partidas contra o ASA-AL, na próxima quarta-feira, em São Januário, pela Copa do Brasil, e Duque de Caxias, no domingo, sem local definido, pela última rodada da Taça Rio.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

SEGUNDONA: BRASIL DE PELOTAS EMPATA COM O GUARANÍ EM CAMAQUÃ

TORCIDA XAVANTE FOI Á CAMAQUÃ APOIAR O BRASIL

O Brasil-Pe empatou com o Guarany-Ca em 2 a 2 na tarde desta segunda-feira, em Camaquã, pela Segundona Gaúcha. A partida estava marcada para esse domingo, mas foi adiada por causa da chuva. Com o resultado, o Xavante somou 13 pontos e segue na última colocação do Grupo A. O Guarany-Ca é o quinto, com 15 pontos.

Jair abriu o placar para o Brasil-Pe aos 21 minutos do primeiro tempo. Não demorou para o time da casa chegar ao empate. Seis minutos depois, Fabio marcou para o Guarany-Ca. No segundo tempo, o mesmo Fabio virou a partida, com um gol aos 18 minutos. O gol de empate do Xavante saiu aos 34 minutos, quando Marcio Silveira fez contra.

Faltando uma rodada para a final da primeira fase do Grupo A, o Brasil-Pe segue com chances de classificação. Na próxima rodada, o time de Pelotas enfrenta o Rio Grande no Bento Freitas. O time precisa vencer e torcer por derrota do 14 de Julho ou do Guarany-Ca. Os seis primeiros colocados passam para a segunda fase.
FONTE: CLICESPORTES

INTER: WALTER DESTACA ENTROSAMENTO COM ALECSANDRO

WALTER DIZ: " ESTOU 100%,SE OPTAREM POR MIM,ESTOU BEM".

Entre as possíveis novidades para o time do Inter que enfrenta o Cerro-URU na próxima quarta-feira, o atacante Walter é o candidato mais forte. Ele tem boas chances de iniciar a partida, que vale a liderança do Grupo 5 da Copa Libertadores, ao lado do centroavante Alecsandro.

E Walter recorda o entrosamento com o camisa 9 colorado. Afinal, ambos formaram no início do ano passado a dupla de ataque reserva do Inter, atuando sempre juntos nos treinos.

– Se eu sair jogando, tem que dar tudo certo na quarta-feira. O que tinha de dar errado já passou. Se eu for jogar, tenho que tentar ajudar o Alecsandro, que é um jogador experiente. Já joguei com ele, quando o ataque era Nilmar e Taison, a gente fazia o ataque reserva. Deu certo ano passado contra o Avenida. Já atuamos no segundo tempo aqui (contra o Emelec), mostramos que podemos jogar juntos – lembra.

Segundo Walter, o grupo está ansioso pela vitória na quarta-feira. Para o atacante, seria um resultado conquistado em nome de todos – incluindo o técnico, e o presidente – que compõem a "família" colorada.

– Nosso time está bem consciente. É lógico que estamos todos tristes pelos seis jogos sem vitória. Mas queremos que chegue logo a quarta-feira para conseguir um bom resultado. Nada mudou. Estamos treinando forte para vencer. A gente vai jogar pelo grupo. Pelo presidente, pelo treinador, pelo grupo. Somos um grupo. Estamos sempre juntos, isso aqui é uma família – afirma.

O atacante participou do segundo tempo na derrota do Inter para o Caxias, no último domingo, e se diz em plenas condições de iniciar a próxima partida:

– Estou 100%. Se ele optar por mim, estou bem. Venho treinando forte. Se eu sair jogando quarta, quero dar o máximo para conseguirmos uma boa vitória, e sair em primeiro lugar do grupo.
FONTE: CLIC RBS

GRÊMIO: JONAS DÁ CONSELHOS AOS JOGADORES DO INTER

JONAS DIZ: " ELES SABEM O QUE FAZER,FALAR POUCO E TRABALHAR MUITO".

Sempre que perguntados sobre a fase do rival, os jogadores do Grêmio preferem não ampliar suas respostas, até para não causar nenhum tipo de polêmica e manter o foco somente na sua equipe. Na tarde desta segunda, porém, Jonas foi questionado sobre o momento do Inter e deixou um recado aos jogadores do Beira-Rio:

– A maioria dos jogadores lá são experientes e sabem o que fazer nesse momento: falar pouco, trabalhar muito, e conseguir os resultados - destacou o atacante gremista. – Mas a gente procura deixar isso de lado, pensar só no nosso trabalho aqui para não interferir em nada. O Grêmio está bem. Independente se o rival não está, temos que manter o foco aqui - completou, lembrando que o foco é o Tricolor.

O Inter não vai bem no Gauchão, já acumula seis jogos sem vitórias na temporada e na Libertadores também corre riscos. O técnico Jorge Fossati é um dos que sofre mais pressão. Se o Inter se complicar contra o Cerro, pela Libertadores, na quarta-feira, ele deixa o cargo.

O Grêmio viveu uma situação parecida em 2009, quando priorizou a Libertadores e o Gauchão acabou ficando de lado. Somando isso às derrotas nos Gre-Nais, o então técnico Celso Roth foi demitido.

Na gangorra do futebol gaúcho, hoje o Grêmio está na parte de cima. Jonas comemora a boa fase tricolor.

– Melhor assim. Mas isso é normal no futebol, ainda mais aqui, que são dois clubes grandes. É muito difícil ver os dois lá em cima ou lá embaixo. Ano passado isso aconteceu com a gente. Mas é melhor que fique por lá, assim o ambiente fica bom aqui, e a tendência é continuar nessa pegada que estamos tendo – comentou.
FONTE: CLICESPORTES