terça-feira, 25 de novembro de 2008

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA EM CANGUÇU

26 de Novembro de 2008PARCIALMENTE NUBLADO COM NÉVOA ÚMIDA E SECA NO

DECORRER DO DIA.TEMPERATURA: ESTáVEL MAX.: 30°C MIN.: 13°C VENTO

DIREÇÃO: E-N INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOSNASCER DO SOL: 05:19h - OCASO

DO SOL: 19:16h

CURIOSIDADES DO FUTEBOL(PARTE 7)

Em 1925, o Club Athlético Paulistano (extinta equipe da capital paulista) realizou uma excursão à Europa, uma das primeiras realizadas por equipes brasileiras, sendo que seu saldo foi tão positivo que os jornais franceses denominaram os brasileiros, Os Reis do Futebol. Em aproximadamente um mês e meio, o Paulistano realizou dez partidas na França, Suíça e Portugal, obtendo um resultado de nove vitórias e apenas uma derrota. A façanha dos brasileiros merece destaque maior, pois enfrentaram verdadeiras seleções, árbitros contrários e, campos, se assim os podemos chamar, em péssimo estado, além de uma longa viagem de navio e estafantes viagens de trem.

No início dos anos 30, disputavam-se algumas partidas noturnas, e a bola utilizada era marrom. Pois bem, o São Paulo iria jogar contra o Vasco da Gama e o "seu" Joaquim - Joaquim Simão Gomes - perguntou ao diretor esportivo Mário Cunha Bueno se poderia pintar a bola de branco. Autorizado, ele comprou uma tinta chamada Duco Alemão e mandou ver. Estava criada a primeira bola branca do mundo. Foi um sucesso que se espalhou rapidamente. Só que "seu" Joaquim não patenteou o invento, aí...

E AÍ PESSOAL!!ESTÃO GOSTANDO DAS CURIOSIDADES DO FUTEBOL?ESPERO QUE SIM!
POIS ESTE ESPAÇO É FEITO PARA VOCÊS!!!AGUARDEM!!!SEMPRE TEM CURIOSIDADES
NOVAS E ANTIGAS!!!

ATLETISMO:BRASIL PODE HERDAR OURO CASO DOPING SEJA CONFIRMADO DAS OLÍMPIADAS DE 2000

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu investigar a confissão do ex-velocista norte-americano Tim Montgomery de que usou doping antes de participar da equipe de revezamento 4x100 m, em que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Sydney, em 2000. O Brasil, que chegou em segundo lugar na prova, pode herdar o ouro caso o COI decida cassar a medalha conquistada pelos Estados Unidos devido ao possível doping.
Emmanuelle Moreau, porta-voz do COI, disse nesta terça-feira que a entidade examinará o assunto como parte da sua investigação do caso Balco, laboratório que distribuiu esteróides ilegais a inúmeros atletas olímpicos.
"Em 2004, o COI instituiu uma comissão disciplinar com vistas a investigar como o caso poderia ter afetado as competições dos Jogos Olímpicos", disse ela.
Montgomery, ex-recordista mundial dos 100 m, foi suspenso durante dois anos pelo uso de doping do laboratório Balco. Sua ex-namorada Marion Jones perdeu as cinco medalhas que conquistou em Sydney e foi presa por mentir a investigadores.
Montgomery, 33 anos, que foi sentenciado a quase nove anos de prisão por porte de heroína e fraude financeira, fez a confissão do uso de doping antes dos Jogos de Sydney à emissora HBO, em um programa que deve ir ao ar nesta terça-feira.
O ex-corredor disse que usou substâncias proibidas em várias ocasiões naquela época. "Antes dos Jogos Olímpicos de 2000 na Austrália eu violei regras", disse ele. "Usei testosterona e aí usei HGH (hormônio do crescimento) quatro vezes por mês. Estou sentado sobre uma medalha de ouro que não consegui com a minha própria capacidade."
Em 2002, Montgomery cravou o recorde mundial de 9s78 nos 100 m rasos, marca posteriormente anulada com a descoberta do doping. Em 2005, o atleta foi proibido e competir. A assessora do COI disse que a entidade também apóia a proposta do Comitê Olímpico dos EUA para que a medalha de Montgomery seja devolvida voluntariamente.

FLAMENGO:DOIS JOGADORES SERÃO JULGADOS NESTA SEXTA

DIEGO TARDELLI E FÁBIO LUCIANO FORAM DENUNCIADOS PELO STJD
A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou os jogadores Diego Tardelli e Fábio Luciano, pelas expulsões na partida contra o Cruzeiro, no último domingo. Os atletas do Flamengo serão julgados na próxima sexta-feira, pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD, a partir das 14h. (Assista ao pênalti polêmico não marcado pela arbitragem) Diego Tardelli responderá por agressão física ao árbitro Carlos Eugênio Simon. Com isso, o atacante será julgado no artigo 253 (Cometer agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo pegar uma punição pesada: de 120 a 540 dias de suspensão. Já Fábio Luciano foi denunciado no artigo 252 (Ofender moralmente o árbitro, seus auxiliares ou qualquer outro participante do evento desportivo), que tem pena de duas a seis partidas de gancho. As informações são do site Justiça Desportiva.

Segundo o relato da súmula de Cruzeiro 3 x 2 Flamengo, Diego Tardelli foi expulso pois teria peitado o árbitro por trás, aos 47 minutos do segundo tempo. Já o zagueiro Fábio Luciano recebeu o cartão vermelho após o término da partida. O zagueiro teria chamado Simon de "sem vergonha". Tardelli e Fábio Luciano não enfrentarão o Goiás no próximo domingo e ainda correm o risco de ficarem fora da última rodada do Brasileirão, quando o Flamengo enfrenta o Atlético-PR, na Arena da Baixada. O time da Gávea ainda luta para conquistar uma vaga na Libertadores 2009. Cruzeiro também pode se complicar.

O Cruzeiro ainda pode ser denunciado pelo STJD. Durante o segundo tempo do jogo, no Mineirão, uma bomba estourou no meio da torcida celeste, sem deixar feridos. Um tumulto teria ocorrido após torcedores da Raposa terem jogado objetos na torcida do Flamengo, que se encontrava na parte inferior do estádio. O clube corre o risco de ser denunciado no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), que prevê multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e perda do mando de campo de um a dez jogos.

ARBITRAGEM:SIMON DIZ QUE NÃO TEME PUNIÇÃO

CARLOS SIMOM NÃO TEME CAMPANHA DO FLAMENGO CONTRA ELE

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM SIMON SOBRE SUA ARBITRAGEM:
Apito na mão e terno da Fifa no corpo, o árbitro Carlos Eugênio Simon passou por uma sabatina nesta terça-feira. Na Granja Comary, em Teresópolis, onde participa de um seminário para árbitros brasileiros filiados à Fifa até esta sexta-feira, ele não se negou a responder as 20 perguntas abaixo. Por uma hora, defendeu-se das acusações de juiz decadente e de espírito caseiro. Além disso, o gaúcho garantiu que não ficará fora da Copa do Mundo como querem os dirigentes do Flamengo depois de ele ter ignorado pênalti claro de Leo Fortunato em cima de Diego Tardelli, no jogo Cruzeiro x Flamengo, no último domingo, pelo Brasileirão. Simon revela que, em conversa com o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, ficou decidido que não haverá punição. Ele afirma que não teme agressão nem ação judicial por parte dos torcedores. E ainda sugere algumas modificações na arbitragem, como, por exemplo, o fim do sorteio e a utilização do ponto eletrônico.

Continuo com a mesma impressão do campo. Não houve pênalti. Aos 46 minutos do segundo tempo, o atleta do Flamengo (Diego Tardelli) entrou na grande área, pisou na bola e caiu. O jogador do Cruzeiro (Leo Fortunato) deu um tranco, não pegou na bola e nem no atacante rubro-negro. Posteriormente, os dois caíram juntos. Se você tirar o jogador do time mineiro da jogada, o outro atleta vai cair sozinho. Vi o lance na TV quando cheguei na Granja Comary, e estou convicto de que não errei. Sérgio Corrêa

Tive uma conversa franca, aberta e honesta com o Sérgio Corrêa. Ele ponderou que houve a penalidade. Só que tem alguns membros da comissão que concordaram com a minha marcação. No mínimo, é um lance polêmico.

Reação da diretoria do Flamengo Não tomei conhecimento do teor da carta que o Flamengo vai enviar à Fifa. Sou um cara bem tranqüilo. Tenho 25 anos de arbitragem. Estou no quadro da maior entidade do futebol desde 1997. Já apitei várias decisões, inclusive uma Copa do Brasil em que o Flamengo foi campeão em cima do Vasco, em 2006. A escala dos árbirtos saiu na segunda-feira (17/11) e ninguém reclamou. Não é a primeira vez que sou contestado. No entanto, estou com 43 anos. E treino diariamente forte em dois períodos. Perfeição só com o velho lá de cima. Sou presidente de uma entidade (Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul), com 96% dos votos.

Já apitei partidas em Cáli e Medelin, onde as pessoas matam à toa. Não estou preocupado com a minha segurança. Minha esposa e meus quatro filhos ficam espantados com as repercussões. Mas sei que não há problema. Surpresa com a atitude do Kleber Leite Não. O Kleber Leite está defendendo os interesses dele. Estou acostumado a trabalhar em grandes jogos. Apitei em duas Copas do Mundo e numa Olimpíada. Fiz várias finais intercontinentais e do Campeonato Brasileiro. Estou calejado. Respeito o Flamengo. Trata-se de um extraordinário clube, com uma enorme história e uma torcida maravilhosa. Se o Kleber Leite me ligar, podemos conversar numa boa. Não guardo rancor. Ele é um grande dirigente, que fez muito pelo futebol brasileiro. O mesmo serve para o técnico Caio Junior. Apito desde 1984 e não tenho problema com ninguém. Ameaça de perder a vaga na Copa do Mundo Em hipótese alguma. Até porque alguns companheiros do exterior também acharam que não houve pênalti. Sou o único pré-candidato brasileiro cotado para participar da Copa do Mundo de 2010. Não é um lance aqui e outro lá que vai me prejudicar. Estou treinando forte, mas não quer dizer que estou garantido. Serão sete sul-americanos dentre os 38 juízes da competição. Tenho uma possibilidade enorme. Por isso, não estou nem um pouco temeroso quanto a isso. Invasão do Caio Júnior não consta na súmula
Não vou me manifestar quanto à súmula. Prefiro deixar isso para o tribunal. O STJD vai tomar uma decisão.

'Árbitro caseiro' Isso não é colocação que se faça. Quando a crítica tem consistência, faço minha reflexão. Não é o caso. Não dou bola para esse tipo de coisa. Tenho uma história na arbitragem do Brasil e do mundo. Outro dia apitei um jogo de eliminatórias entre Argentina x Paraguai. Os anfitriões estavam perdendo por 1 a 0 e eu expulsei o Tevez, sem favorecimentos. Não vou me preocupar com opiniões de pseudo-jornalistas. Comportamento da torcida Ela é apaixonada. Defende o clube acima de tudo. Xinga e elogia o técnico ao mesmo. O papel dos torcedores é esse. Eles vão ao estádio para extravasar. Peso de apitar jogos do Flamengo Trato todos os clubes da mesma forma. Não tem diferença apitar jogos do Figueirense ou do Flamengo. Do Vitória ou do São Paulo. A diferença é que o Rio de Janeiro é uma grande caixa de ressonância no país, embora não veja problema com as repercussões. Recepção nas ruas
É boa. Tento conversar com todos que me param. Procuro explicar a situação. O árbitro é um ser humano, não um robô. Ele acerta e erra. Minha carreira é vitoriosa. Não é fácil, na era da comunicação, com 24 câmeras no jogo e a intensificação da preparação física, continuar apitando. Os árbitros novos têm respeito por mim. Conto com o apoio da CBF e da Conmebol que me acham um dos melhores árbitros da América do Sul. Possíveis ações dos torcedores rubros-negros Não há respaldo no poder jurídico. A ação de um torcedor do Atlético-MG em 2007 foi arquivada. Se entrarem com ações de novo, não vai dar em nada. O Estatuto do Torcedor diz que o árbitro tem que ser correto e honesto, não fala que o juiz precisa ser infalível. Até porque infalível só o Homem lá de cima.

Simon não se recusou a responder as perguntas
Punição da Comissão Nacional de Arbitragem Já apitei alguns jogos da Série B este ano. Não vejo problema nisso. Mas quem escala é a Comissão Nacional de Arbitragem. Tem jogos da Segundona que são mais importantes que os da Série A. O cachê é o mesmo. Não faz diferença. Estarei no sorteio da próxima rodada. O Sérgio Corrêa me garantiu isso. Televisão como vilão Apitar hoje em dia é bem diferente de anos atrás. Mesmo assim, tem gente que com 24 câmeras no estádio vê um lance seis, sete, oito vezes e não chega a uma conclusão. Com certeza, a tecnologia expõe mais o árbitro. Porém, também aprendi muito assistindo à televisão. Gravo todos os jogos que apito. E, e em alguns momentos, revendo a minha atuação, percebo que poderia melhorar meu posicionamento em campo. A TV também auxilia o árbitro. Leonardo Gaciba na Copa do Mundo de 2010 Fui um dos primeiros árbitros a elogiar o Gaciba. Ele trabalhou comigo na final do Brasileiro entre Corinthians x Santos, como quarto árbitro. É um jovem (de 37 anos) de enorme potencial. Mas um árbitro faz a carreira aos poucos. Ele deve chegar a uma Copa do Mundo. Assim como o Héber Roberto Lopes, o Evandro Roman e o Paulo César Oliveira. Percentual de erro da arbitragem brasileira Os erros giram em torno de 8 a 10%. Não é o suficiente para determinar o campeão de uma competição. Tecnologia na arbitragem Precisamos adotar o ponto eletrônico. É possível e viável economicamente. Devemos utilizá-lo no próximo Campeonato Brasileiro. Não vai sanar os erros, mas minimizá-los. Já a bola com chipe foi testada no último Mundial Interclubes. Achei interessante, mas parece que o valor dela é muito alto. Não é possível utilizá-la em todas as competições.

Auxílio da TV como no futebol americano Sou contra qualquer tipo de intervenção na arbitragem. Não vai ser possível colocar essa tecnologia em todos os campos. O futebol é o esporte mais jogado no mundo. Você não pode pôr um equipamento na Copa do Mundo e deixar de usá-lo num torneio regional. Mudanças no apito
O sorteio é um absurdo. E é preciso profissionalizar a arbitragem. No entanto,os erros não vão acabar porque isso faz parte da falibilidade do homem. Jogos mais complicados da carreira Os Gre-nais são os mais difíceis. Mesmo assim caminho tranqüilamente na rua no dia seguinte, sem precisar de seguranças.

INTER:UMA ZAGA SÓLIDA É A ARMA DO COLORADO PARA FINAL

JOGADORES DO INTER DESCONTRAÍDOS DURANTE A VIAGEM PARA ARGENTINA

O Inter ganhou cara nova no segundo jogo das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, contra o Boca Juniors, na Bombonera. O técnico Tite decidiu revolucionar o sistema defensivo da equipe. Sacou Ângelo, mandou Bolívar para a lateral e colocou Álvaro ao lado de Índio no miolo da zaga. O time passou a jogar com uma linha fixa de quatro zagueiros - Marcão é o responsável pelo flanco esquerdo. O resultado prático foi mais trabalho para os atacantes adversários e maior liberdade de criação para os volantes colorados. Não é por acaso que Magrão, como se fosse centroavante, fez gol na Bombonera. Desde então, foram três jogos com os titulares e apenas um gol sofrido. As vitórias de 2 a 1 sobre o Boca e 2 a 0 e 4 a 0 sobre o Chivas sinalizam que a defesa está mais sólida. É o que também sentem os zagueiros. - O sistema está bem formado. Estamos sofrendo poucos gols. É difícil ver um atleta adversário cara a cara com nosso goleiro. Estamos bem fechadinhos - diz o agora lateral Bolívar.
Índio concorda. Ele aprova a nova distribuição tática da defesa. - É uma idéia que o treinador resolveu colocar em prática. Vem dando certo. Naturalmente, o sistema será mantido nesta quarta-feira, no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, em La Plata, contra o Estudiantes. O Inter vai a campo com Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro; Alex e Nilmar.

GRÊMIO:ROTH DIZ QUE AINDA NÃO JOGOU A TOALHA

ROTH DIZ QUE AINDA DÁ PARA CHEGAR,MAS QUE AGORA OS PLANOS SÃO OUTROS

O técnico Celso Roth admite que a conquista do Brasileirão pelo Grêmio ficou muito difícil após a derrota por 4 a 2 para o Vitória neste domingo no Barradão. Após o treino da tarde desta terça, o técnico garantiu que a equipe não desistiu de retomar a liderança, mas admitiu que, neste momento, a prioridade tem de ser outra: – Ninguém está jogando a toalha. Ainda temos uma chance e enquanto houver chances, vamos lutar por isso. Mas o que está a nosso alcance nesse momento é a vaga na Libertadores. O grupo está triste pela maneira como as coisas aconteceram lá em Salvador. Mas não precisamos remotivar o grupo, porque o grupo está bem. Fica o baque, mas agora já estamos pensando no Ipatinga. Roth comentou a atitude do colombiano Perea, que pediu para deixar o Grêmio antes do jogo com o Vitória. Para ele, isso não é um problema, já que o atleta mostrou vontade de entrar em campo. – O Perea ficou indignado porque ele quer jogar. Isso é o mais importante. Então, a situação dele é normal – declara.

Após ter bom desempenho quando substituiu Tcheco, o jovem meia Douglas Costa não foi sequer relacionado para a partida com o Vitória. Roth disse que o jogador teve uma queda de produção, mas já está retomando a boa fase. – O Douglas fez dois bons jogos, depois caiu um pouco. Isso é normal porque ele ainda é jovem. Agora está retornando normalmente aos treinos – diz o treinador. Roth ainda não sabe se permanecerá à frente do Grêmio em 2009. Ele garante que existe boa vontade tanto da parte dele quanto da direção, mas pondera que ainda não é o momento de tratar deste assunto. – Ainda temos que conversar sobre isso. Agora o momento é de pensar no Ipatinga. Quando tivermos a vaga na Libertadores ou o título definido, aí poderemos pensar sobre isso – diz o treinador.

LIBERTADORES 2009 DEVERÁ TER 2 TIMES BRASILEIROS NO MESMO GRUPO

FOTO DA SALA DE CONVENÇÕES DA CONMEBOL ANTES DO SORTEIO

A Taça Libertadores de 2009 deverá reunir dois times brasileiros no mesmo grupo. O quarto colocado do Campeonato Brasileiro terá vida fácil na fase prévia, pois pega o terceiro representante da Bolívia. Se passar, no entanto, vai para o Grupo 1, junto com o Sport. O campeão da Copa do Brasil já está na mesma chave da LDU, atual campeã da Libertadores, e do segundo representante do Chile. O sorteio foi realizado nesta terça-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Na edição de 2007, o Paraná passou pela fase preliminar e caiu na mesma chave do Flamengo. Os dois se classificaram para as oitavas-de-final. O time carioca - em quinto lugar no atual Brasileirão, atrás do Palmeiras - ainda briga por uma vaga no G-4 e poderá ter novamente um rival do país na primeira fase.

O terceiro colocado no Nacional (que hoje seria o Cruzeiro) também poderá ter um adversário complicado na primeira fase. No Grupo 5, estão o Brasil 3 e o vencedor do jogo 2 da fase prévia, que tem como favorito o quinto representante da Argentina. Esta vaga está mais próxima de Estudiantes e San Lorenzo. O boliviano Universitario de Sucre e o Equador 2 completam o Grupo 5.

Campeão brasileiro pega colombianos e uruguaios

A equipe que faturar o título brasileiro ficará no Grupo 4, com Defensor Sporting (do Uruguai), Colômbia 2 e o vencedor do jogo 1 da fase prévia - Colômbia 3 x Peñarol (Uruguai). O vice-campeão cairá no Grupo 7, com Aurora (da Bolívia), Boyacá Chicó (Colômbia) e o vencedor do jogo 6 (México 3 x Universidad de Chile).

Como os clubes peruanos foram suspensos provisoriamente da Taça Libertadores, já que o governo do país interferiu na federação de futebol nacional, foram usados no sorteio os "times" Vacante 1, 2 e 3 ("vaga em aberto", em espanhol). Se houver acordo no futebol peruano, as equipes do país ocuparão esses lugares. Caso contrário, a Conmebol ainda se pronunciará sobre os herdeiros das vagas. A decisão final deverá acontecer na reunião do comitê executivo da Fifa, nos dias 19 e 20 de dezembro.

Confira os grupos da primeira fase

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4
LDU (EQU) Argentina 3 River Plate (ARG) Brasil 1
Sport Paraguai 2 Nacional (URU) Defensor Sporting (URU)
Chile 2 Deportivo Táchira (VEN) Vaga aberta 2 Colômbia 2

Vencedor do Jogo 5 Vencedor do Jogo 4 Vencedor do Jogo 3 Vencedor do Jogo 1

GRUPO 5 GRUPO 6 GRUPO 7 GRUPO 8
Brasil 3 Lanús (ARG) Brasil 2 Argentina 4
Universitario de Sucre (BOL) Everton (CHI) Aurora (BOL) Libertad (PAR)
Equador 2 Caracas (VEN) Boyacá Chicó (COL) Vaga aberta 1
Vencedor do Jogo 2 México 2 Vencedor do Jogo 6 San Luis (MEX)


Os confrontos da fase prévia:

Jogo 1: Peñarol (URU) x Colômbia 3
Jogo 2: Argentina 5 x Vaga aberta 3
Jogo 3: Paraguai 3 x Equador 4
Jogo 4: Equador 3 x Deportivo Anzoátegui (VEN)
Jogo 5: Bolívia 3 x Brasil 5
Jogo 6: México 3 x Universidad de Chile
OBS: O primeiro time de cada confronto joga a primeira partida em casa e a segunda fora.



COPA EXPRESSO BIER (FINAIS)

TIVEMOS NO DOMINGO PASSADO,OS JOGOS DE IDA,NO ESTÁDIO DO CANGUÇU VELHO
COMPARECERAM O PÚBLICO EM ÓTIMO NÚMERO.O TEMPO APESAR DE MEIO VENTOSO,COLABOROU COM A TARDE DE ESPETÁCULO.
BOM FUTEBOL,ÓTIMO PÚBLICO E NENHUMA POLÊMICA FORAM OS INGRIDIENTES
PARA UMA EXCELENTE FINAL.
CONFIRAM ABAIXO OS RESULTADOS:LEMBRANDO QUE,OS JOGOS DE VOLTA SERÃO
NO ESTÁDIO DA LIBERDADE(CRUZEIRO):

FINAL JOGOS DE IDA
23/11/2008
Reservas - Itararé 1x0 Santa Rosa

Veteranos - Figueira 1x0 Santa Rosa

Titulares - Canguçu Velho 1x2 Sarandi