BLOG DO PAULINHO AMARAL
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
SUL-AMERICANA: RÍVER DO URUGUAI VENCE E ESTÁ A UM EMPATE DA FINAL
Com postura bastante ofensiva, time uruguaio ganha por 2 a 1 em casa. Equatorianos precisam de vitória por 1 a 0 em Quito para se classificar
Jogar para frente e correr muito. Foi essa a receita usada pelo River Plate-URU para largar na frente na semifinal da Copa Sul-Americana. Jogando no estádio Centenário, o time de Montevidéu derrotou a LDU por 2 a 1 e atua por um empate na partida de volta, em Quito, na próxima quinta. Se vencerem por 1 a 0, os equatorianos chegam à final.
O classificado do confronto entre River e LDU enfrentará Fluminense ou Cerro Porteño. No primeiro jogo, no Paraguai, disputado na quarta-feira, vitória brasileira por 1 a 0, com gol de Fred.
Afastado pela CBF das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro após sua atuação no jogo entre Fluminense e Palmeiras, o árbitro Carlos Eugênio Simon apitou o confronto em Montevidéu e teve desempenho tranquilo.
Pressão uruguaia permanente
Jogadores do River comemoram no estádio Centenário Apostando nas jogadas de velocidade, o River Plate mostrou por que vem surpreendendo na Sul-Americana. Logo aos 8 minutos, Varela deu belo passe para Porta, dentro da área, e o atacante bateu cruzado para abrir o placar. A equipe uruguaia seguiu melhor e esteve perto de ampliar. Mas, aos 33 minutos, a LDU empatou a partida. Reasco avançou pela direita e cruzou. Graf fez o corta-luz e Mendez, de voleio, marcou.
O River Plate voltou para o segundo tempo pressionando e perdeu muitos gols, principalmente graças ao goleiro da LDU. Mas Domínguez não pode fazer nada aos 14, quando Varela fez bela jogada individual pela direita e tocou para trás para o chute forte de Córdoba: 2 a 1 para a equipe de Montevidéu.
PRESIDENTE DO SPORT AFIRMA QUE TIME É PERSEGUIDO PELA ARBITRAGEM
Arrependido por ter assumido o cargo e admitindo a renúncia após o rebaixamento do Sport para a Série B, o presidente do clube pernambucano, Sílvio Guimarães, afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, que a equipe foi vítima de, pelo menos, nove erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro. E disse que o clube foi vítima de "revanchismo" da Comissão Nacional de Arbitragem, com a repetição da escalação de juízes que teriam errado contra o clube.
- Eu no começo do campeonato já havia mostrado as irregularidades. Esse Brasileirão não mostra qual foi a melhor equipe. Vou levar à presidência da CBF nove erros que prejudicaram o Sport. Fiz cartas para os presidentes da CBF e da arbitragem, mas eles encaravam isso com revanchismo e deixavam os mesmos árbitros serem escalados novamente.
Guimarães confirmou nesta quinta-feira que o clube vai recorrer ao Superior Trubunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar reverter o empate com o Palmeiras. O objetivo do clube é que o segundo gol do clube paulista seja anulado.
- Vamos entrar com uma representação para que o gol seja anulado. O departamento jurídico está estudando a solicitação de anulação - disse.
Possibilidade de renúncia
Diante da queda do time para a Série B, Sílvio Guimarães admitiu abrir mão do cargo imediamente para que o ex-presidente Milton Bivar assuma o posto.
- Estou muito arrependido de ter assumido esse posto, tenho dito em todas as entrevistas. Milton era o candidato do Sport à sucessão. Eu convido o ex-presidente a assumir o cargo. Renuncio hoje se ele quiser (voltar ao cargo).
Apesar de admitir que entregaria o posto para o ex-presidente, Guimarães lembra que tem problemas de relacionamento com Milton Bivar, mas faz elogios ao ex-aliado e hoje adversário político.
- Fui leal a Milton no mandato dele, quando eu era vice, mas a amizade acabou. Como se diz, cristal quando racha é difícil.
O presidente do Sport afirmou também que as negociações para a contratação de Givanildo Oliveira como novo treinador do clube devem ser concluídas na próxima semana. Givanildo tenta a liberação do América-MG, pelo qual conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série C.
- A gente terá uma nova conversa hoje (sexta-feira). Ele pediu para que eu acertasse com o auxiliar dele e com o preparador físico do América-MG - explicou.
BRASILEIRÃO: SÃO PAULO,ATLÉTICO MG E FLAMENGO TEM DESFALQUES PARA RODADA
Depois do empate do Palmeiras, por 2 a 2, diante do lanterna e rebaixado Sport, os cinco times na sequência da classificação ganham um ânimo extra, já que São Paulo, Flamengo e Atlético-MG podem terminar a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro na liderança. Até o momento, o empate recolocou o Verdão na primeira colocação com o mesmo número de pontos do Tricolor, dois acima do Rubro-Negro e três do Galo. Os desfalques, no entanto, atingem os três candidatos ao título, Cruzeiro e Internacional, em busca de voltar ao G-4, também têm suas baixas.
A equipe com mais jogadores importantes fora é o São Paulo, que encara o Vitória, neste sábado, no Morumbi. Por causa de cartões vermelhos, Jean, Dagoberto e Borges estão fora da equipe dirigida por Ricardo Gomes, que já tinham três atletas no departamento médico: Rodrigo, Zé Luis e Richarlyson. Apenas este último deve ficar à disposição, mas, depois de duas rodadas afastado por um estiramento na coxa direita, o volante dificilmente terá condições de ser titular. O treinador deve escalar Adrián Gonzalez na ala direita e Hugo, improvisado no ataque, no time titular.
Além disso, Maldonado e Fierro estão com a seleção chilena na Europa. Como o amistoso contra a Alemanha, que seria no sábado, foi cancelado por conta do suicídio do goleiro adversário, o próximo compromisso dos sul-americanos no Velho Continente será apenas na quarta-feira, diante da Eslováquia. O Fla está tentando a liberação dos atletas, que se reintegrariam ao Chile na segunda, mas é uma negociação complicada.
Na Cidade do Galo, os desfalques não são titulares absolutos. Evandro, que entrou bem na derrota para o Fla no Mineirão, está suspenso, enquanto Serginho, que vinha voltando aos poucos, teve ruptura total do ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará oito meses parado. Marques, que também tentou retornar, jogou duas partidas e sofreu estiramento na coxa direita, voltando, desta forma, para o departamento médico. No mais, o Atlético-MG tem todos os principais atletas à disposição para o duelo diante do Coritiba, no Couto Pereira.
Correndo por fora, Cruzeiro e Inter têm menos problemas que as equipes que estão à frente. A Raposa só não conta mesmo com Kléber, que recentemente operou o púbis e dificilmente será aproveitado nesta reta final. Pelos lados do Beira-Rio, o volante Maycon, que é reserva, é o único desfalque, mas Fabiano Eller e Giuliano, que chegaram a preocupar os médicos colorados, devem jogar.