quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA EM CANGUÇU

28 de Novembro de 2008PARCIALMENTE NUBLADO COM NÉVOA ÚMIDA E SECA NO

DECORRER DO DIA.TEMPERATURA: ESTáVEL MAX.: 31°C MIN.: 14°C VENTO

DIREÇÃO: E-N INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOSNASCER DO SOL: 05:19h - OCASO

DO SOL: 19:18h

CURIOSIDADES DO FUTEBOL:PARTE 9

Obdulio e o massagista entram num bar da Avenida Copacabana. O dono do bar é um velho conhecido de outras passagens da seleção uruguaia pelo Brasil. Obdulio, que já saíra do hotel um tanto calibrado, quer tomar chope. Está sem um tostão no bolso. Pergunta se tem crédito. O próprio dono traz duas canecas, espumando. Obdulio, ainda em pé, bebe de um só fôlego a primeira caneca.Já sentado, Obdulio vê entrar no salão um rapaz. Um rapaz que é a própria máscara da desolação. Nas raras mesas ocupadas, as pessoas ouvem, desconsoladas as lamúrias do moço. Ressoa pela sala a tristeza cósmica do povo brasileiro.- O Obdulio derrotou o Brasil - dizia, em prantos, o torcedor.O desabafo bateu de mal jeito no coração de Obdulio Varela. De repente, ele se sente o carrasco de um povo. O próprio Obdulio narra, na primeira pessoa, o drama que passaria a viver naquela noite sombria do futebol brasileiro.
"Eu olhava aquele rapaz sofrido. Foi me dando um mal-estar. O povo desse país tinha preparado o maior carnaval do mundo e nós arruinamos tudo. De repente, eu estava tão amargurado quanto ele. Teria sido bonito ver uma noite de carnaval dos brasileiros. Teria sido emocionante ver a multidão delirando com uma coisa tão simples, tão singela. Nós tínhamos estragado a festa e, a bem da verdade, não tínhamos ganhado nada. Conquistamos um título, muito bem. Mas, que seria isso comparado com a tristeza imensa de uma gente tão simpática? Pensei no Uruguai. Certamente, o povo lá estaria muito feliz. Mas, eu, Obdulio, eu estava no Rio, no meio de uma profunda decepção nacional. Me lembrei da raiva que tive quando os brasileiros nos fizeram o gol. E, no entanto, a bronca que dei no campo iria doer em mim também".O dono do bar foi à mesa do campeão, levando pelo braço o rapaz, ainda choroso.- Sabe quem é este? Este é o Obdulio Varela. - E apresentou um ao outro.- Tive a súbita sensação de que aquele rapaz podia me matar - confessa Obdulio - e, se me matasse, talvez merecesse absolvição.- Por favor, Obdulio - disse, reverente, o rapaz -, você quer tomar um chope comigo?Obdulio aceitou. Mudou de mesa. "Se tiver de morrer aqui, não pode existir noite mais apropriada", pensou.À noite do triunfo, Obdulio Varela passou-a, inteirinha, esvaziando canecas e consolando aquela alma penada que acabara de conhecer. Um pobre coração destroçado. E a quem, lá pelas tantas da madrugada, talvez tivesse confessado, como confessaria, mais tarde, ao escritor Oswaldo Soriano:- Se tivesse de jogar, de novo, aquela final do Maracanã, não se assombre com o que eu vou lhe dizer: eu faria um gol contra. Um gol contra, sim senhor!...(Nogueira, Armando - A triste noite de um campeão)

COPA DA UEFA:RONALDINHO FAZ GOLAÇO E CLASSIFICA MILAN

RONALDINHO ENTRA NO SEGUNDO TEMPO E CONFIRMA BOA FASE

O Milan conseguiu uma reação incrível diante do Portsmouth, nesta quinta-feira, na Inglaterra. Depois de ficar em desvantagem de dois gols, o Rubro-Negro, que poupou alguns titulares, buscou a igualdade em 2 a 2 no fim. Ronaldinho (golaço de falta) e Inzaghi marcaram para o Milan, com Kaboul e Kanu balançando a rede pelo time inglês. Com o resultado, o Milan garantiu com uma rodada de antecipação a classificação para a fase de mata-mata da Copa da Uefa . Os italianos seguem na liderança do Grupo E, com sete pontos em três jogos. O Portsmouth aparece com um ponto em duas partidas. O Wolfsburg, que venceu o Braga por 3 a 2 em Portugal, é o segundo colocado, com seis pontos. Os bracarenses têm três pontos. O Heerenveen, que folgou na rodada, ainda não pontuou. Como os três primeiros colocados se classificam, o Milan já se garantiu.
Kaká, Emerson e Dida titulares
Apesar de começar o jogo poupando alguns titulares (Pato e Ronaldinho ficaram no banco e só entraram na metade do segundo tempo), o Milan foi melhor que o Portsmouth no primeiro tempo. Com Kaká, Dida e Emerson titulares, o Rubro-Negro pôs duas bolas na trave no primeiro tempo, ambas com Inzaghi.
Na segunda etapa, o Milan caiu de rendimento e o Portsmouth se aproveitou. Empurrado pela torcida, o time inglês foi marcado por Kaboul, que subiu entre Senderos e Zambrotta para testar com força para a rede. Depois, Glen Johnson fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Kanu escorar para a rede. Já com Pato e Ronaldinho em campo, o Milan iniciou sua reação. Em cobrança de falta magistral, o Gaúcho diminuiu aos 39 minutos. O gol do empate surgiu já nos acréscimos. Zambrotta deu chutão para o alto, Inzaghi recebeu na área, dominou e tocou rasteiro para deixar tudo igual.

SÃO PAULO:HUGO REVELA QUE JÁ RECEBEU MALA BRANCA QUANDO ATUAVA NO JUVENTUDE

HUGO DIZ QUE NÃO TÁ NEM AÍ SE EXISTE MALA BRANCA OU NÃO

O São Paulo não quer nem saber se os bolsos dos jogadores do Fluminense estarão cheios para tentarem estragar a festa do título, domingo, no Morumbi. O meia Hugo, que já admitiu ter recebido a famosa “mala branca” na carreira, ressalta que o Tricolor Paulista está preocupado mesmo em vencer o jogo e levantar o terceiro título consecutivo do Campeonato Brasileiro. - A gente está escutando falar sobre essas coisas há algumas semanas. O São Paulo não está se preocupando com isso. Pensamos em fazer o resultado. Se o Fluminense vai receber esse dinheiro do Grêmio, a gente não tem nada a ver. Sabemos da importância da partida e temos que vencer – afirma. O meia, artilheiro do São Paulo no Brasileirão, com 14 gols, ao lado de Borges, reconhece que já passou pela situação em 2003, quando defendia o Juventude. Além disso, lembra que uma graninha a mais para passar as festas do final de ano agrada a qualquer um.
- Já fizeram esse tipo de oferta para a gente, mas não lembro qual o jogo. Embolsei, né? O salário estava atrasado. Se estão oferecendo, tem que agarrar. É normal e válido. O ano está acabando e um dinheiro extra sempre ajuda – completa.
A diretoria do São Paulo, aliás, garante que não enviou a "mala branca" para o Vitória derrotar o Grêmio, domingo, em Salvador, e nega que fará isso com o Ipatinga, adversário dos gaúchos no próximo final de semana.
- Quem tem que pagar mala é quem está atrás. Não havia motivo para nos preocuparmos. Tínhamos motivos para ganhar do Vasco e o Vitória também tinha para bater o Grêmio - diz o superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha.
Hugo só esqueceu que o Fluminense tem o seu próprio motivo para vencer a partida. O clube carioca segue ameaçado pelo rebaixamento e uma vitória o livra definitivamente do risco de queda para a Série B.

TÉCNICO DO FLAMENGO ELOGIA O GOIÁS

CAIO JR. ORIENTA TREINO DO FLAMENGO NA GÁVEA

Para o bem ou para o mal, o Goiás está ligado ao caminho do Flamengo para tentar chegar à Taça Libertadores de 2009. E o comandante rubro-negro conhece como poucos o atual time esmeraldino. De janeiro a maio, Caio Júnior esteve do outro lado. O início foi empolgante, com goleadas consecutivas no Campeonato Goiano e uma vitória expressiva sobre o Corinthians, na Copa do Brasil. Entretanto, o mesmo Corinthians reverteu o resultado no jogo de volta e o Itumbiara apareceu para roubar o título estadual. Apesar disso, o técnico tem convicção de que ficaria no clube. - Só saí porque recebi a proposta do Flamengo. O Goiás tem a melhor estrutura física que já vi. CT, estádio particular... lá, tudo funciona – conta Na Gávea, o técnico encontrou uma caixa de ressonância. Não há um Centro de Treinamento finalizado, a estrutura está longe de ser das melhores e as paredes têm ouvidos.
- Aqui eu fico muito mais exposto. Tudo vaza para a imprensa e irrita profundamente. Mas já me acostumei – declara. O confronto entre o “fofoqueiro” Flamengo e o “moderno” Goiás acontece no próximo domingo, às 17h, no Maracanã.

PALMEIRAS X VITÓRIA NO BARRADÃO,JOGO DIFÍCIL

ROQUE JÚNIOR DIZ QUE VITÓRIA TEM UMA BOA EQUIPE

Não será fácil enfrentar o embalado Vitória, que derrotou diante da sua torcida o vice-líder Grêmio por 4 a 2, no último final de semana. Os jogadores do Palmeiras sabem que a tarefa pode ser considerada ingrata neste domingo, às 17h, no Barradão, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. Mas, de acordo com o experiente zagueiro Roque Júnior, a cobiçada vaga na Libertadores não sai da cabeça do elenco alviverde, que está pronto para buscar os três pontos fora de casa.
- O Vitória tem uma boa equipe, jogou muito bem contra o Grêmio, e vai nos dar muito trabalho. Mas o Palmeiras briga por algo maior, que é a vaga na Libertadores. A partida não será fácil, assim como todas fora de casa não foram, mas tentaremos fazer um grande jogo porque precisamos da vitória - anuncia Roque Júnior.
O zagueiro sabe que nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro o Palmeiras lutará com Grêmio, Cruzeiro e Flamengo pelas três últimas vagas na Libertadores. Sport, campeão da Copa do Brasil, e São Paulo, o atual líder da competição nacional, já estão garantidos. Para Roque Júnior, qualquer vacilo pode ser fatal. E pensando nisso ele sequer cogita a possibilidade de falar em renovação do seu contrato, que vence no final de dezembro.
- Eu vou na onda da diretoria. Agora não é o momento de falar de renovação. O foco precisa estar em cima das duas últimas rodadas do Brasileiro e da vaga na Libertadores. Ao final da competição sentaremos para discutir o assunto. O momento agora é de pensar somente no Vitória - avisa o zagueiro.
Roque Júnior também não concorda com a tese de que a Libertadores virou apenas um prêmio de consolação para o Palmeiras, que não tem mais chance de lutar pelo título brasileiro.
- Se a Libertadores for um prêmio de consolação, eu quero ser premiado todos os anos. É a maior competição das Américas, todo mundo quer sem campeão, e com o Palmeiras não é diferente ressalta o zagueiro.

INTER:COLORADO É RECEBIDO COM FESTA EM PORTO ALEGRE

CERCA DE 200 TORCEDORES ESPERARAM O INTER NO AEROPORTO

A torcida do Inter se encheu de orgulho com a proximidade de mais um título continental e foi em grande número ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira, para recepcionar os atletas. Cerca de 200 colorados saudaram os jogadores no desembarque, por volta das 17h, um dia depois da vitória de 1 a 0 sobre o Estudiantes no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, em La Plata. Os jogadores foram cercados e tiveram que se desdobrar para tirar fotos e dar autógrafos. Alex, Nilmar, Clemer e Guiñazu foram os mais assediados. A torcida levou bandeiras ao local e cantou as músicas tradicionais do Beira-Rio. Mas o momento não foi só de festa. Seguranças do Inter, indevidamente localizados no saguão do aeroporto (eles só podem fazer a proteção no lado de fora do Salgado Filho), agrediram jornalistas. A diretoria colorada, por meio do vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi, prometeu identificar os agressores e tomar as medidas cabíveis. Com a vitória de 1 a 0 em La Plata, o Inter joga até por empate no duelo da volta, na quarta-feira da semana que vem, no Beira-Rio, para ficar com o título da Sul-Americana. Se acontecer, será a primeira vez em que o futebol brasileiro ganha o torneio.

GRÊMIO:A PREOCUPAÇÃO GREMISTA É A FALTA DE PONTARIA

MARCEL ESPERA VOLTAR A FAZER GOLS PELO GRÊMIO

Foi sob um calor de 30ºC que o técnico Celso Roth tentou corrigir o principal problema do Grêmio na derrota para o Vitória, no último domingo: a má pontaria dos atacantes. Mas o panorama não é dos melhores. No treino dessa quarta-feira, de 24 finalizações, cara a cara com o goleiro, só saíram dois gols.
A preocupação do comandante gremista tem justificativa. Se no primeiro turno do Brasileirão o Tricolor tinha o melhor ataque (35 gols em 19 jogos), caiu para quinto (18 gols em 17 jogos) no returno. Apenas sete são dos atacantes. Pior: há três rodadas nenhum deles marca.
Marcel admite má fase
No trabalho de finalização, o auxiliar técnico Beto Ferreira jogava a bola na entrada da área para os jogadores, sem marcação, chutarem a gol. Marcel, Morales, Soares e Perea tiveram seis chances cada. Tirando os dois gols de Marcel, as bolas encontraram goleiros, traves e a tela do campo. Uma foi parar no estacionamento.

– É difícil. Os jogadores se dedicam, mas a bola não está entrando – comenta o técnico Celso Roth.

Marcel, que não marca desde o 2 a 1 sobre o Vasco, em 31 de agosto, reconhece.

– Todo atacante passa por fases ruins – afirma.

Contra o Ipatinga, o ataque deve ter Perea e Marcel. No primeiro turno, eles formaram a dupla mais positiva. O clube precisa de quatro pontos em dois jogos para ficar no G-4 sem depender de outros resultados.

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA EM CANGUÇU

27 de Novembro de 2008PARCIALMENTE NUBLADO COM NÉVOA ÚMIDA E SECA NO

DECORRER DO DIA.TEMPERATURA: ESTáVEL MAX.: 33°C MIN.: 14°C VENTO

DIREÇÃO: S-E INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOSNASCER DO SOL: 05:19h - OCASO

DO SOL: 19:17h

CURIOSIDADES DO FUTEBOL(PARTE 8)

Diamante Negro virou marca de chocolate em homenagem a um apelido de uma grande estrela do futebol brasileiro, Leônidas da Silva. Apelido este dado pêlos franceses durante a Copa do Mundo de 1938, na qual foi o artilheiro. Ele não era estreante, havia jogado a Copa de 1934, na Itália. Já amadurecido, o Diamante Negro, encantou os torcedores europeus.

... Na noite de 16 de julho de 50, o velho capitão não quis comemorar com o resto do time. Convidou o massagista da Celeste a sair com ele. Os dois deixaram o hotel sem destino certo. O Rio era um vasto cemitério. Nem alma do outro mundo se via pelas ruas da cidade.

PALMEIRAS:LUXEMBURGO A UMA VITÓRIA DE RECORDE NO VERDÃO

EM CASO DE VITÓRIA CONTRA VITÓRIA OU BOTAFOGO CHEGA A 200 VITÓRIAS


Se vencer Vitória, no próximo domingo, no Barradão, em Salvador, ou o Botafogo, na última rodada, no Palestra Itália, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo estará atingindo outra marca histórica no Palmeiras. Ele chegará a vitória de número 200 no comando do clube. Em toda a história do Palmeiras, o único treinador que ultrapassou esses números foi Osvaldo Brandão, que soma 335 vitórias, 151 empates e 94 derrotas em 580 jogos disputados. Somando as quatro passagens de Luxemburgo pelo Palmeiras, foram 326 jogos, com 199 vitórias, 69 empates e 58 derrotas. O aproveitamento é de 68%, o melhor de toda a história do Verdão, na frente de Brandão, que tem 66%.
saiba mais
No último domingo, ao derrotar o Ipatinga por 2 a 0, no Palestra Itália, Luxemburgo completou a marca de 100 vitórias comandando a equipe dentro do estádio Palestra Itália, em 122 jogos disputados. Luxemburgo é o único técnico que atingiu 100 vitórias com o Palmeiras dentro do Palestra Itália. Atrás dele, aparecem Luiz Felipe Scolari (92 jogos, 64 vitórias, 19 empates e 9 derrotas), Osvaldo Brandão (81 jogos, 63 vitórias, 12 empates e seis derrota) e Rubens Minelli, com aproveitamento de 51% (67 jogos, 34 vitórias, 25 empates e 8 derrotas). Confira as campanhas ano a ano de Luxemburgo no Palmeiras:
1993 - 56 jogos (35 vitórias, 13 empates e 8 derrotas)
1994 - 84 jogos (52 vitórias, 19 empates e 13 derrotas)
1995 - 09 jogos (6 vitórias e 3 derrotas)
1996 - 77 jogos (51 vitórias, 15 empates e 11 derrotas)
2002 - 31 jogos (17 vitórias, 9 empates e 5 derrotas)
2008 - 69 jogos (38 vitórias, 13 empates e 18 derrotas)

GRÊMIO:WILLIAM MAGRÃO NÃO TREINA MAS NÃO PREOCUPA TIME

VOLANTE REALIZOU TRATAMENTO NO DEPARTAMENTO MÉDICO

O volante Willian Magrão não participou do treino técnico do elenco do Grêmio que Celso Roth comandou no gramado suplementar. O jogador reclamou de desconforto muscular e foi encaminhado para realizar tratamento no departamento médico. Pela manhã, Magrão trabalhou normalmente na atividade físico-técnica, que também deu ênfase a cruzamentos e finalizações. O Tricolor programou trabalhos em dois turnos para essa quarta.
Mas o problema muscular de Willian Magrão não preocupa. A expectativa é de que ele retorne aos treinos já nesta quinta e esteja em campo para encarar o Ipatinga, no interior mineiro, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

SÃO PAULO:HERNANES PROMETE POUCA FESTA PELO TÍTULO

HERNANES É O HOMEM DE GELO DO TRICOLOR PAULISTA

Ele não se veste como jogador, dispensa o uso de jóias reluzentes, não fala como “boleiro” e adora uma frase de efeito sobretudo quando o assunto é religião ou trabalho. Hernanes, um dos grandes destaques do São Paulo na temporada, pode ser considerado um atleta diferenciado não só pelo ótimo futebol que vem apresentando, mas também pela aversão ao estrelato. Apesar de estar cada vez mais em alta, o volante não se empolga nem mesmo com a possibilidade de conquistar seu segundo título brasileiro pelo Tricolor e mostra uma frieza rara na profissão. Festa pelo caneco? Só para os companheiros. - Sou um cara que não se deixa dominar pela paixão. No ano passado, comemorei sem extravagância. Sou frio. A empolgação é traidora – afirma.

SULAMERICANA:INTER BATE ESTUDIANTES NA ARGENTINA POR 1 X 0

ALEX COMEMORA SEU GOL APÓS COBRAR PENALTI DUAS VEZES

O Inter pegou a mania de se alimentar de títulos continentais e agora tem a faca e o queijo nas mãos para engordar sua coleção de canecos gringos. Guerreiro, o time colorado superou a expulsão precoce de Guiñazu e bateu o Estudiantes por 1 a 0 no estádio Ciudad de La Plata na noite desta quarta-feira. O triunfo no primeiro jogo da decisão deixa a equipe gaúcha em vias de ganhar a Copa Sul-Americana. Se for confirmado, será sua quinta taça estrangeira em três anos. Alex, ainda no primeiro tempo, marcou de pênalti o gol vermelho. O resultado quebrou uma invencibilidade de 43 partidas do Estudiantes em casa. É a quinta vitória consecutiva do Inter na Sul-Americana, competição que ainda não foi conquistada por brasileiros. Com o resultado, a equipe de Tite joga até por empate no jogo da volta, na quarta da semana que vem, em um Beira-Rio entupido por 50 mil torcedores.
Um Guiñazu substituído por dez Aos 24 minutos do primeiro, a esperança colorada de vitória em La Plata recebeu uma punhalada. Pareceu uma tragédia quando o árbitro Carlos Amarilla levantou o cartão amarelo, puxou o vermelho e o apresentou a Guiñazu, que fizera falta em Verón. Justamente a Guiñazu...
Com um quarto de jogo, o Inter perdia sua referência, seu símbolo de raça. Mas aí aconteceu um fenômeno estranho. Quando Guiñazu saiu de campo, Alex virou Guiñazu, Magrão virou Guiñazu, Nilmar virou Guiñazu, Álvaro virou Guiñazu. Em vez de um “loco”, o time colorado passou a ter dez. Só faltou um corte moicano coletivo. Na base da raça, da superação, da entrega por cada bola, os gaúchos anularam a inferioridade numérica. Alex, nenhuma novidade, jogou uma enormidade. Quando o Inter ficou com dez jogadores, ele teve que recuar para fechar o meio. Mesmo assim, acertou tudo que tentou. Inclusive o pênalti. E duas vezes.
penalidade foi cobrada por Alex. Na primeira vez, houve invasão de área, e Amarilla mandou bater de novo. Na segunda, o canhotinho fez: 1 a 0. O Inter e seus dez Guiñazus poderia ter ampliado. D’Alessandro cobrou falta na trave aos 37. Pouco depois, Alex açucarou a bola para Nilmar, que recebeu livre, na cara do goleiro. A arbitragem, equivocadamente, viu impedimento. O Estudiantes, apesar da derrota com um atleta a mais, não foi um oponente frágil. A equipe de Leonardo Astrada deu seus sustos no Inter, especialmente em jogadas de bola parada. Lauro foi impecável ao intervir nos cruzamentos. Edinho, Álvaro e até Alex mandaram bem na disputa aérea com os argentinos. O maior pecado do time da casa foi o abuso nos erros de passe, defeito aumentado pela forte marcação vermelha.

Adversário controlado Nada mais natural do que o Estudiantes voltar faminto no segundo tempo. Os argentinos se viram obrigados a pressionar. Mas não conseguiram impor um ritmo suficientemente forte para abalar o Colorado. Chutes por cima de Salgueiro e Verón foram as principais chances do oponente gaúcho. O Inter, fechadinho na defesa, tentou aproveitar os contra-ataques. Nilmar recebeu lançamento em profundidade de D’Alessandro e não chegou antes do goleiro por uma fração de segundo. Astrada mandou o time ao ataque. Chegou a tirar um zagueiro, Alayes, para colocar o centroavante Calderón. As investidas argentinas ao ataque viraram desespero, na base do balão. E sem sucesso. Novamente sólido na defesa, o Inter conseguiu segurar o resultado.
No contra-ataque, ainda teve tempo para mais uma boa chance colorada. Aos 37, D'Alessandro deu toque para Magrão por cima da zaga. Na área e com pouco ângulo, o volante bateu cruzado, rasteiro. Andujar pegou em dois tempos. Mas tempo foi o que falou para o Estudiantes virar o placar.
Depois, o Estudiantes pressionou até o último minuto, mas não foi suficiente para arrancar ao menos um empate.